Projeto da Cidade Social prevê a criação de quatro complexos integrados que reunirão diferentes serviços públicos em um único espaço. Foto Secom Natal

Projeto da Cidade Social prevê a criação de quatro complexos integrados que reunirão diferentes serviços públicos em um único espaço. Foto Secom Natal

Cotidiano

Serviços Natal tem nova fase da assistência social com inaugurações e avanço da Cidade Social

Prefeitura prepara entrega de equipamentos e avança na implantação da Cidade Social, com primeiro complexo previsto para a Redinha

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de março de 2026 às 17:00

Natal se prepara para uma semana de inaugurações que marca uma nova fase na assistência social da capital. A Prefeitura vai entregar novos equipamentos de proteção social e avançar na implantação da Cidade Social, projeto considerado uma das principais iniciativas de modernização da rede socioassistencial do município.

A licitação para a construção do primeiro complexo, previsto para o bairro da Redinha, deve ser concluída até o fim deste mês. Coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social (Semtas), o projeto prevê a criação de quatro complexos integrados que reunirão diferentes serviços públicos em um único espaço, facilitando o acesso dos natalenses aos serviços. A primeira unidade modelo será construída no bairro da Redinha, na Zona Norte da capital.

O Cidade Social é uma proposta pioneira no Brasil. Conforme a pasta, o projeto pretende reunir, em um mesmo local, diversos equipamentos da assistência social que hoje funcionam espalhados pela cidade, com o objetivo de oferecer atendimento mais integrado e acessível à população em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, cerca de 45 equipamentos públicos — entre Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), conselhos tutelares, unidades de acolhimento e centros de abastecimento — funcionam em imóveis alugados, alguns deles sem todas as condições adequadas de acessibilidade.

Com a criação da Cidade Social, esses serviços poderão atuar de forma integrada. O primeiro complexo será construído em um terreno de pouco mais de 10,3 mil metros quadrados, localizado na Rua Conselheiro Tristão, no bairro da Redinha. Segundo a Semtas, a estrutura foi planejada para reunir diferentes serviços socioassistenciais em um ambiente moderno e totalmente acessível.

Os públicos-alvo do projeto são crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. Além do atendimento social, o espaço contará ainda com áreas de convivência e prática esportiva, incluindo quadra coberta e de vôlei de areia e basquete.

Centro de convivência para pessoas idosas avança na Zona Oeste

Paralelamente ao projeto Cidade Social, a Prefeitura também avança na construção de novos equipamentos sociais. Um deles é o Centro de Convivência para a Pessoa Idosa Marly Sarney, que está sendo erguido no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal. A obra começou em dezembro e representa um investimento de cerca de R$ 1,7 milhão, com recursos de emendas parlamentares e contrapartida da Prefeitura.

Na última semana, a secretária municipal do Trabalho e da Assistência Social, Nina Souza, realizou uma visita técnica ao local para acompanhar o andamento da construção. Segundo ela, o novo espaço terá papel importante na ampliação das políticas voltadas ao envelhecimento ativo na capital.

“O Centro de Convivência Marly Sarney tem um papel fundamental no fortalecimento dos vínculos sociais e na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. A construção dessa nova estrutura amplia as possibilidades de atendimento e garante um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades”, afirmou.

O centro será destinado às atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltadas às pessoas idosas, atualmente realizadas no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), na Zona Oeste de Natal. A estrutura terá espaços para oficinas, atividades coletivas e ações de integração social, com foco na autonomia e na participação comunitária da população idosa.

Projeto Natal Integra amplia rede socioassistencial

A Cidade Social faz parte do programa Natal Integra, iniciativa que busca modernizar e ampliar a infraestrutura social da capital. O projeto prevê a implantação de um modelo integrado de gestão, com uso de tecnologias sustentáveis e incentivo à inclusão produtiva. A coordenação geral ficará a cargo da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), enquanto a Semtas será responsável pela execução.

Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), ao todo, o Natal Integra prevê a criação ou reorganização de 78 equipamentos públicos. Entre eles, estão unidades de assistência social distribuídas pelas quatro regiões administrativas da cidade e três complexos adicionais da Cidade Social, cada um reunindo cerca de 12 equipamentos. Esses complexos devem incluir estruturas como CRAS, CREAS, centros de qualificação profissional, conselhos tutelares, cozinhas comunitárias, centros de convivência, áreas esportivas e auditórios.

Além das Cidades Sociais, o projeto também prevê a implantação de equipamentos voltados à capacitação profissional, acolhimento de crianças e adolescentes, atendimento a pessoas em situação de rua e proteção a mulheres vítimas de violência. A expectativa da gestão municipal é ampliar o alcance da assistência social em Natal, fortalecer políticas de inclusão produtiva e reestruturar a rede socioassistencial de Natal até 2029.

BOX | O que é a Cidade Social

  • Complexo integrado de serviços de assistência social
  • Reúne diversos serviços públicos em um único espaço
  • Estrutura moderna e totalmente acessível
  • Voltado ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade
  • Prevê quatro unidades distribuídas pela cidade

BOX | Estrutura prevista para os complexos

  • CRAS e CREAS
  • Centro de qualificação profissional
  • Conselho Tutelar
  • Cozinha comunitária
  • Centro de convivência
  • Jardim sensorial e horta comunitária
  • Quadra poliesportiva e áreas de lazer
  • Auditório e espaços comunitários
Tags