Foto: Carlos Azevedo/Novo Notícias

As escolas do Rio Grande do Norte, tanto estaduais quanto municipais, voltaram a receber alunos de forma presencial desde o último dia 26 de julho, após quase 500 dias em formato de educação à distância por causa do decreto de enfretamento à pandemia da Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais no estado no dia 18 de março de 2020.

Mesmo depois de todo esse tempo com as escolas fechadas para alunos e professores, hoje, prestes a entrar na última fase do plano de volta gradual às salas de aula, o município de Natal tem 44 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) fechadas por questões administrativas ou para reforma. Já na rede estadual de ensino, das 615 escolas, 24 continuam fechadas para reforma, grande parte dessas em Natal e Região Metropolitana.

A volta às aulas em formato híbrido, em que o aluno se divide em aulas presenciais e não-presenciais, começou no dia 14 de julho deste ano, com os estudantes da pré-escola, que corresponde a crianças com faixa etária entre 4 anos e 5 anos, e 11 meses . A fase seguinte foi a da creche, que aconteceu no dia 18 deste mês, e a próxima etapa, que engloba os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, acontece nesta terça-feira, 1º de setembro.