Vacinação para jovens suspensa em Natal – Foto: Alex Régis/Secom

A Secretaria de Saúde de Natal decidiu suspender o início da vacinação contra Covid-19 para jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades. O planejamento era de que a imunização desse grupo fosse iniciada ainda nesta quinta-feira (16), conforme anunciou a Prefeitura Municipal de Natal nesta quarta-feira.

Contudo, após a publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde, ainda na noite de ontem (15), recomendando a não aplicação de vacina para jovens sem comorbidades, a equipe da SMS Natal optou por suspender a vacinação, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. 

Para os jovens portadores de comorbidades, a imunização segue sendo feita, bem como para o público-geral a partir dos 18 anos.

A nota técnica do Ministério da Saúde pontua algumas justificativas para não seguir com a imunização, entre eles o de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a vacinação de jovens e crianças, com ou sem comorbidades. Outro ponto levado em consideração é de que os casos de infecção pelo novo coronavírus em crianças e adolescentes, em sua maioria apresentam “evolução benigna”, e ainda diz que não estão claros os benefícios da vacinação em jovens sem comorbidades.