Atletas da Sadef (Foto: Divulgação)

A última competição do ano, mas não menos importante. “O Meeting Paralímpico encerra o calendário do paradesporto potiguar, e vai ajudar a definir os atletas que receberão o Bolsa Atleta, assim como o ranking nacional, que será a base para as competições do próximo ano”, explica Dário Gomes, vice-presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), um dos clubes participantes da disputa.

Ao todo, 188 atletas estão inscritos para as competições em Natal, nas 3 modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. Desses, 80 são da Sadef. Natal é o penúltimo destino da temporada 2021 do Meeting Paralímpico Loterias Caixa. As provas de atletismo e halterofilismo acontecem na UFRN, enquanto os nadadores vão competir no Complexo Educacional Henrique Castriciano.

Entre os participantes, estarão dois potiguares que participaram dos Jogos de Tóquio: o halterofilista Junior França e a medalhista paraolímpica Joana Neves. “O Meeting tem esse atrativo a mais, de ser uma competição extremamente democrática, com a participação de atletas experientes, renomados, e jovens iniciantes”, diz o vice-presidente e também atleta da Sadef.

Um exemplo dessa diversidade pode ser visto na equipe de natação da Sadef. Cairão na mesma piscina o veterano Assis Avelino, de 55 anos – um dos pioneiros no paradesporto potiguar, e José Luan de Oliveira, 40 anos mais jovem.

Os Meetings são uma atualização para a temporada 2021 dos tradicionais Circuito Loterias Caixa, que já eram realizados pelo CPB desde 2005, com competições de atletismo, natação e/ou halterofilismo. O evento foi para o Nordeste brasileiro no sábado, 4, com a etapa de Aracaju, em Sergipe. Depois passou por Recife, na terça-feira, 7, e, agora, chega a Natal. No domingo, 12, a temporada 2021 do evento será encerrada em Fortaleza, com provas de atletismo e natação.

Serviço
Meeting Loterias Caixa de Natal – atletismo (8h às 12h3) e halterofilismo (10h às 12h e 14h às 18h)
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Estrada do Ginásio de Desportos – Rua do Esporte, s/nº

Meeting Loterias Caixa de Natal – natação (8h30 às 10h e 10h30 às 11h30)
Local: Complexo Educacional Henrique Castriciano – Rua Prefeita Eliane Barros, 2000 – Tirol – CEP: 59014-540.