Kayo Carvalho administra a marca Pittsburg – Foto: Divulgação

Desde quando desembarcaram no Rio Grande do Norte com os soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, os hambúrgueres se consolidaram como um dos alimentos favoritos dos potiguares. À época, a combinação clássica de pão, carne e queijo foi utilizada com intuito de aproximação com os estrangeiros – e até romances. Reportagem do jornal The New York Times, de 20 de abril de 1944, relatava a abertura de “lanchonetes” para recepcionar os soldados em passagem pela Base Aérea de Natal.

Passados 80 anos, o hábito do consumo do sanduíche clássico americano não para de crescer. Dados da Junta Comercial do Estado do RN (Jucern) indicam um aumento no registro de lanchonetes em Natal, com a abertura de 390 novos estabelecimentos do gênero somente em 2023.

Atualmente, a cidade conta com 7.689 lanchonetes registradas, um aumento em relação às 7.330 existentes no mesmo período do ano anterior.
Somente em 2024, até a data de 22 de março, foram abertas 79 empresas do segmento na capital.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel-RN) teve um incremento de 55 novas lanchonetes no período de um ano. Em março de 2023 a Abrasel tinha 11 hamburguerias associadas e, atualmente, conta com 66 associadas.

Um reflexo da tendência é o crescimento do sanduíche em lanchonetes e restaurantes de Natal. A rede Outback, por exemplo, registra alta de 60% no consumo de hambugueres desde 2019.

A rede, que tem 159 restaurantes no Brasil, viu o consumo de burgers aumentar entre 2019 e 2024, com a região Sul e as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo liderando em vendas dessa categoria.

Segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media realizada em 2023, os brasileiros consomem em média, cerca de 25 mil hambúrgueres por dia. Esse número representa um aumento significativo de 62% em relação a 2022.

No país onde o feijão com arroz é ícone da cultura culinária, os burguers se consolidam de forma crescente como uma refeição versátil que cabe na pressa típica das grandes cidades ao mesmo tempo em que pode ser celebrativa e descontraída.

De olho nesta tendência, a marca Outback, presente em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania, lança dois novos hambúrgueres com características inéditas – feitos com 100% picanha e 100% com a icônica costela do restaurante.

Para o sócio-proprietário do Outback Natal, Mário Gomes, a preferência pelos burgers vai além da simples refeição, representando também um momento de diversão e descontração com amigos e familiares.

“O sucesso dos hambúrgueres vai muito ao encontro dessa ideia de celebração, sendo uma indulgência, já que esse prato oferece uma experiência gastronômica versátil e saborosa, ideal para refeições individuais ou em grupo. Acreditamos que, quando um cliente chega ao Outback, ele busca por uma experiência de escapismo, um momento em que possa fugir da rotina e desfrutar de momentos especiais em um ambiente único e acolhedor”, destaca o empresário.

O grupo Bloomin’ Brands, detentor da rede Outback, registrou um crescimento de 5,5% em vendas no Brasil em seu último balanço financeiro.

No ano passado, a rede inaugurou 16 novas unidades em todo o país, representando um investimento de R$ 90 milhões. Neste ano, já foram abertas 6 novas unidades, totalizando um investimento de R$ 30 milhões.

Atenção ao gosto popular

A pesquisa da Kantar IBOPE Media também revela que o hambúrguer se destaca entre o público de 18 a 24 anos de idade, mostrando que a geração Z continua movimentando os ponteiros de tendência de consumo no país.
A rede de lanchonetes potiguar Pittsburg, já passou por diferentes fases em sua trajetória de 40 anos no mercado de sanduíches. Ao longo dos anos, a marca se consolidou no mercado e na memória afetiva do natalense com seus hambúrgueres que se propõem e entregar ao cliente um sabor mais caseiro, local e artesanal.

À frente do negócio, Kayo Coutinho Carvalho, 36, filho do fundador da rede Pittsburg, afirma que o aumento no consumo dos hambúrgueres no último ano foi sentido no seu negócio. “Tivemos um aumento considerável no consumo dos nossos produtos mesmo tendo acabado de sair de um momento de recessão, de um cenário bem difícil de pós-pandemia. Felizmente entramos numa curva que foi ficando ascendente e que cresce desde então”, detalha Kayo. Ele também ressalta que, desde quando a lanchonete era praticamente uma unanimidade nos pré e pós-festas da capital, o público consumidor da marca tem ficado cada vez mais variado e abrangente.

A rede Pittsburg atualmente tem nove lojas em Natal e Mossoró. Já a franquia paraibana Fat Guys chegou ao RN em 2023, em meio a crescente tendência de consumo. A marca que nasceu na cidade de Campina Grande (PB) em 2021, já funciona em mais de vinte endereços Brasil afora e tornou-se conceituada entre as redes de fast food. Um hambúrguer com pão invertido é o clássico da lanchonete que se instalou no pulsante bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim.

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