Urna eletrônica

A cidade de Natal recebe na próxima segunda-feira, 17, o primeiro evento para debater os desafios da prestação de contas de partidos e candidatos nas próximas eleições: o Esquenta Jus XP Nordeste, realizado das 9h às 15h, no CTC – Corporate Tower Center – Sala de Convenções.

Organizado pela rede de contabilidade Essent Jus o evento tem como foco atualizar contadores, advogados pré-candidatos e dirigentes partidários sobre as mais modernas práticas de contabilidade eleitoral e prepara-los para a prestação de contas 100% digital e a implementação, pela primeira vez, das federações partidárias.

O esquenta Jus XP Nordeste antecede o ESSENT JUS EXPERIENCE, congresso inédito com as principais inovações na política, com conteúdo exclusivo, feira de negócios e insights de como atuar de maneira mais empreendedora no mercado eleitoral, que deve ser realizado em Brasília em março. Antes, no dia 17 de fevereiro, o Esquenta Jus XP acontecerá no Rio de Janeiro.

No Esquenta Jus XP Nordeste, serão abordados temas como a nova regra de distribuição das verbas de campanha, cotas de gênero e racial, fidelidade partidária, organização financeira de partidos e campanhas entre outros assuntos. O fundador da rede Essent Jus, membro da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, e da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) Guilherme Sturm estará entre os palestrantes.

Também falarão no dia Caio Vitor Barbosa, advogado e professor eleitoralista e Meire Carvalho, Contadora associada da rede Essent Jus e advogada.

Os eventos terão o formato híbrido (online e presencial), e contarão com conteúdo apresentados por contadores, advogados, fornecedores de campanhas e principais lideranças políticas e institucionais do país. As inscrições e mais informações poderão ser realizadas no site jusexperience.com.br

Confira a programação:

9:00: Abertura Oficial

9:30: Painel 1: Direito Eleitoral na Prática

FEFC – Fundo Especial de Financiamento De Campanha.

-Nova Regra de Distribuição

-Cota de Gênero;

-Cota Racial;

Fidelidade Partidária

-Dinâmica da Troca de Partidos

-Mudança Na Contagem De Cadeiras/Legenda

Federação Partidária

Regras de Desincompatibilização Eleitoral

Orientações Jurídicas para Pré-campanha

12:00 as 13:30: Almoço

13:30: Painel 2: Organização Financeira de Partidos e Campanhas

Principais orientações contábeis para a Pré-Campanha;

Crowdfunding (Vaquinha Eleitoral): Dicas para aumentar a arrecadação, arrecadando direito

Principais causas de desaprovação de contas nas Eleições: saiba como evitá-las

– Materialidade dos gastos; (como comprovar os gastos)

– Impactos da regularidade partidária na vida do candidato