Vacina da Pfizer contra a covid-19 – Foto: Chris Jackson/AFP

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), o Rio Grande do Norte perdeu mais de 39 mil doses de vacinas da Pfizer porque os imunizantes passaram do prazo de 31 dias após descongelamento para serem utilizado.

55% das doses perdidas estavam em Natal, capital do estado. Ao todo, 21.900 vacinas não foram aplicadas dentro do prazo, na cidade, e não podem mais ser utilizadas.

Já Mossoró, no Oeste potiguar, registrou a segunda maior quantidade de perdas, passando das cinco mil vacinas. No dia 28 de dezembro, a secretaria de Saúde do município já havia confirmado a perda superior a 4 mil vacinas.

Os dados da Sesap foram levantados no dia 30 de dezembro, com base nas informações repassadas por 151 municípios potiguares, que representam 90,4% das cidades do estadoAo todo, 39.515 doses se perderam. Desse total, apenas 205 ficaram inutilizáveis por outro motivo: um problema técnico na câmara fria em Jardim de Piranhas. Segundo o estado, as doses serão recolhidas e desprezadas.

Secretaria de Saúde de Natal diz que perda foi motivada por ausência do público.