A mensagem que aparecerá nas telas durante o teste será: “ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO. Foto: Divulgação/MIDR)

A mensagem que aparecerá nas telas durante o teste será: “ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO. Foto: Divulgação/MIDR)

Cotidiano

É um teste! Natal, Parnamirim, São Gonçalo e Extremoz terão teste da Defesa Civil neste sábado (14)

No Rio Grande do Norte, a ação será coordenada pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, às 12h, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesed)

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de junho de 2025 às 14:30

Neste sábado (14), moradores de 36 municípios do Nordeste, incluindo todas as capitais da região, vão receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares. No RN, particparão do teste as cidades de Natal, Parnamirim, Sao Gonçalo e Extremoz.

A ação faz parte da expansão do sistema Defesa Civil Alerta, que será ativado a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, como parte da estratégia do Governo Federal para preparar a população diante de situações de risco.

A iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) busca familiarizar a população com a ferramenta, que emite mensagens emergenciais sobrepostas ao conteúdo do celular, acompanhadas de alerta sonoro – inclusive em aparelhos no modo silencioso. Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio para receber os alertas.

A mensagem que aparecerá nas telas durante o teste será: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.

De acordo com o ministro Waldez Góes, a ampliação da ferramenta é parte do compromisso do Governo Federal com a proteção da população. “Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance você. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, afirmou.

No Rio Grande do Norte, a ação será coordenada pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte, às 12h, no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), localizado na Escola de Governo, Centro Administrativo.

O sistema será ativado a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, como parte da estratégia do Governo Federal para preparar a população diante de situações de risco. O Defesa Civil Alerta já foi implementado nos estados das regiões Sul e Sudeste do país.

Municípios que receberão o alerta de demonstração neste sábado:

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Luís do Quitunde
Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália
Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama
Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale, Imperatriz
Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba, Coremas
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Ipojuca
Piauí: Teresina, Urucuí, Picos, Esperantina
Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz
Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto

Alertas extremos e severos

Alerta Extremo: urgência imediata e som semelhante ao de sirene — será o usado na simulação.

Alerta Severo: menos urgente, com som mais discreto e tempo maior para adoção de medidas preventivas.

Além de preparar a população, a demonstração é parte do processo de nacionalização da tecnologia, que deve chegar ao Norte e ao Centro-Oeste nos próximos meses, com a meta de cobertura nacional até o fim de 2025.

Responsabilidade e coordenação dos alertas

O sistema atende a uma determinação da Anatel, que prevê a evolução dos alertas via celular como complemento aos canais já existentes (SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts). O conteúdo das mensagens seguirá os protocolos técnicos das Defesas Civis estaduais e municipais, voltado à prevenção de desastres como alagamentos, deslizamentos, vendavais e outros eventos extremos.

Após a criação e capacitação pelas equipes do Governo Federal, o Defesa Civil Alerta fica sob a responsabilidade direta das Defesas Civis estaduais e municipais, que definem o conteúdo e o momento do envio das mensagens emergenciais.

Serviço:
O QUÊ: Teste do sistema Defesa Civil Alerta – Região Nordeste
QUANDO: Sábado, dia 14 de maio de 2025.
HORA: 12h – horário previsto para “disparo” do Alerta Teste
LOCAL: GGI da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), localizado na Escola de Governo, Centro Administrativo.

Tags