O projeto Natal Cidade Digital, que está em fase de contratação com o BNDES/BID para liberação dos recursos, inclui a construção de um centro integrado que vai funcionar como um cérebro da cidade.
Quem fala sobre o assunto é o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo, que é o responsável por tocar o projeto. Ele explica que a ideia é “modernizar diversos serviços públicos com uso das tecnologias mais avançadas em matéria de monitoramento”.
O secretário acredita que no início de 2026 os contratos começarão a ser assinados e que no decorrer do ano os serviços sejam implantados. Confira a seguir a entrevista na qual ele explica melhor o projeto Natal Cidade Digital.
Como surgiu a ideia do projeto Natal Cidade Digital?
Desde as primeiras reuniões do prefeito Paulinho Freire com o secretariado, em janeiro deste ano, ele estabeleceu como diretriz a modernização dos serviços públicos em todas as áreas, informando que no período entre a eleição e a posse ele visitou outras cidades (Maceió por exemplo) e viu avanços e exemplos de boas práticas relacionadas ao conceito de ‘Cidade Inteligente’ que ele tinha como meta implementar em Natal. Com isso, passamos a buscar caminhos para viabilizar o cumprimento dessa diretriz/meta e buscar fontes de financiamento. Encontramos o programa PRO-DIGITAL do BNDES com financiamento do BID e solicitamos a participação de Natal nesse programa, o que foi prontamente acatado.
Como foi concebido?
O BNDES e o BID fizeram diversas reuniões e enviaram missão técnica em Natal para realizar um diagnóstico da nossa situação atual e, com isso, passamos a definir ações para integrar o plano de ação do programa.

O que é o projeto Natal Cidade Digital?
É um conjunto de ações integradas para modernizar diversos serviços públicos com uso das tecnologias mais avançadas em matéria de monitoramento e implementação de um grande centro de operações urbanas onde vamos ter uma verdadeira central de controle para melhoria do trânsito e mobilidade, apoio à segurança viária e de modernização dos instrumentos de fiscalização de toda a cidade. Esse projeto faz parte de um grande plano de investimentos, complementando obras de infraestrutura, que a gestão Paulinho Freire está trabalhando para implementar na cidade. É importante que haja apoio e colaboração das diversas instituições para que esse Plano seja implementado no tempo ideal e em cumprimento às metas e aos compromissos assumidos com as instituições multilaterais que estão dando apoio como Banco Mundial, BID, BNDES, Caixa Econômica entre outras.
O que será o Centro Integrado de Operações Urbanas de Natal (Ciou), que funcionará como o “cérebro” da cidade?
Exatamente. Uma central integrada com vários serviços e em comunicação com outras centrais, como o CIOSP do Estado, facilitando a atuação imediata e integrada sempre que houver uma situação que requeira tal atuação.
Na divulgação do projeto, fala-se em sistemas de monitoramento em tempo real, câmeras inteligentes e sensores espalhados por toda a capital. O senhor poderia dar exemplos de como isso será realizado na prática?
Por exemplo, semáforos inteligentes com sensores que permitem a mudança com base no volume de veículos nas vias em cada cruzamento. Câmeras com reconhecimento facial e de placas de veículos integrados com inteligência artificial para detectar situações atípicas em que a guarda municipal, os guardas de trânsito, a defesa civil e outros agentes de segurança (inclusive as polícias estaduais) poderão ser alertadas sobre ocorrências em tempo real o que possibilitará a mitigação de riscos e a solução imediata de situações que representem risco à população.
Quando, na prática, o projeto começará a funcionar?
Esperamos que nos primeiros meses de 2026 tenhamos o contrato assinado e abertura de licitações para contratação dos serviços e aquisição dos equipamentos. A implantação virá na sequência desses processos licitatórios. Prevemos que no decorrer de 2026 tenhamos esses serviços implantados.
Quais são os resultados esperados, por parte da prefeitura?
Natal posicionada no conceito de cidade inteligente, mais segura, mais conectada e totalmente monitorada para melhoria do trânsito, mobilidade e maior tranquilidade para o cidadão.
Qual a importância de um projeto desses para uma cidade como Natal?
A importância é Natal dar um salto de melhoria da qualidade de vida para o cidadão – e de competitividade para atração de turistas e de investimentos para geração de emprego e renda.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias