“Mundo Zira” propõe uma experiência interativa em que o público se torna coautor das criações de Ziraldo. Foto: Heros Lucena/GovRN
A mostra imersiva celebra a vida e a obra do multiartista Ziraldo (1932–2024), um dos maiores nomes da cultura brasileira, e ficará aberta ao público de 6 de novembro de 2025 a 26 de abril de 2026, com entrada gratuita
Publicado 5 de novembro de 2025 às 19:30
O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a receber a exposição interativa “Mundo Zira” – Ziraldo Interativo”, aberta oficialmente nesta quarta-feira (5) com a presença da governadora Fátima Bezerra, no Complexo Cultural Rampa, no bairro de Santos Reis, localizado na capital potiguar.
A mostra imersiva celebra a vida e a obra do multiartista Ziraldo (1932–2024), um dos maiores nomes da cultura brasileira, e ficará aberta ao público de 6 de novembro de 2025 a 26 de abril de 2026, com entrada gratuita.
A exposição foi idealizada e produzida pela Lumen Produções, com patrocínio da BB Asset, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Conta ainda com o apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
Além de Natal, a exposição interativa passou por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, reunindo mais de 400 mil visitantes em todo o país. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente pela plataforma Sympla e, a partir do dia 6 também poderão ser retirados na bilheteria da Rampa.
Democratização e acesso à cultura
Durante a solenidade que contou com a presença das crianças Lucas Matheus, Theo Lima, Maria Cecília e Yamandu que simbolizaram o universo infantil da obra do autor mineiro, a governadora destacou a importância de o Rio Grande do Norte receber uma exposição de grande alcance nacional que une arte, literatura, tecnologia e memória cultural:
“É uma felicidade imensa para Natal e para o Rio Grande do Norte serem os primeiros do Nordeste a receber o Mundo Zira. Essa realização, em parceria com o Banco do Brasil, é um presente para o povo potiguar e para todos que amam a arte e a literatura.
“É uma alegria para o nosso Estado abrir as portas da Rampa para celebrar Ziraldo — um artista – desenhista, humorista, jornalista – que marcou tantas gerações com criatividade, humor e brasilidade. Essa exposição reforça o compromisso do Governo do RN com a democratização do acesso à cultura e a valorização da nossa identidade nacional”, afirmou Fátima Bezerra.
“A exposição foi pensada para envolver o público dentro e fora do espaço expositivo, com tecnologia, interatividade e muita sensibilidade. É uma mostra que fala de arte, de educação e, sobretudo, de literatura. Ver as crianças se encantando com os personagens de Ziraldo é ver o poder da cultura em ação,” complementou a secretária da Cultura, Mary Land Britto.
Experiência imersiva
Com curadoria da diretora do Instituto Ziraldo, Adriana Lins e Daniela Thomas, filha do artista, “Mundo Zira” propõe uma experiência interativa em que o público se torna coautor das criações de Ziraldo. Painéis sensoriais, projeções e atividades lúdicas permitem a interação com personagens icônicos como O Menino Maluquinho, O Planeta Lilás, O Bichinho da Maçã, O Menino Quadradinho e A Turma do Pererê — primeira revista em quadrinhos colorida totalmente produzida no Brasil, lançada em 1959 e símbolo de resistência cultural durante o período da ditadura militar.
“É uma satisfação imensa trazer uma mostra tão inovadora para Natal — a primeira cidade do Nordeste a receber esta exposição. Ver cada visitante, adulto ou estudante, sair com um sorriso no rosto, os olhos brilhando e inspirados pela arte, é o que nos motiva. A arte tem esse poder transformador: ela nos conecta com a nossa história, com a nossa própria humanidade.”, afirmou Adriana.
Ana Maria Sperandio, superintendente estadual do BB, ressaltou o valor simbólico da Rampa como palco da mostra: “O Banco do Brasil tem um compromisso com o desenvolvimento social e econômico em cada lugar onde está presente — e isso é muito significativo para nós. Estar aqui, neste espaço tão simbólico, o Complexo Cultural Rampa, é uma alegria especial. Como professora de formação, compartilho com a governadora esse elo com a educação e a cultura, pilares fundamentais para a transformação da sociedade”;
Sobre Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto (1932–2024), natural de Caratinga (MG), foi um dos maiores nomes da arte e da comunicação no Brasil. Iniciou sua carreira nos anos 1950, destacando-se pelo humor inteligente e pelo traço marcante. Criou A Turma do Pererê, a primeira revista em quadrinhos colorida feita por um único autor no país, censurada pela ditadura em 1964. Autor multifacetado — cartunista, escritor, pintor e dramaturgo —, construiu uma obra que une arte, crítica e sensibilidade popular. Seu livro O Menino Maluquinho tornou-se um ícone da literatura infantil, traduzido para diversos idiomas e adaptado para o teatro, o cinema e a televisão. Aos 91 anos, Ziraldo deixou um legado artístico e cultural inestimável.
Participaram da abertura da mostra o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; o diretor geral da FJA, Gilson Matias; o diretor do BB, Euder Matias; o cordenador do Minc no RN, Fábio Henrique;a promotora de Justiça Daniela Ribeiro e a vereadora Brisa Bracchi.
Serviço:
Exposição: “Mundo Zira” – Ziraldo Interativo”
Período de visitação: 6/11/2025 a 26/04/2026
Local: Complexo Cultural Rampa – Santos Reis, Natal/RN
Entrada: Gratuita
Ingressos: Sympla https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-mundo-zira/3169427 ou podem ser retirados na bilheteria do Complexo Cultural Rampa
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias