Renata Melo, gestora comercial da MRV no RN - Foto: Divulgação

Cotidiano

Igualdade MRV Investe em políticas de equidade e capacitação para promover lideranças femininas

Porcentagem de mulheres em cargos de liderança na companhia é de 46%, valor superior à média nacional

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de julho de 2025 às 21:00

A luta por equidade no ambiente de trabalho tem conquistado avanços, apesar de ainda estar longe do ideal, criando oportunidades para mulheres em cargos de liderança. Segundo levantamento realizado pela Diversitera, consultoria especializada em diversidade e inclusão empresarial, apenas 35% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres no Brasil.

Para ampliar as oportunidades, muitas empresas investem em políticas de equidade. Na MRV, valorizar e promover talentos femininos é uma política ativa da empresa. Uma das muitas histórias de sucesso é a de Renata Melo, atualmente gestora comercial da empresa no Rio Grande do Norte. Ingressou na companhia há 15 anos como estagiária e construiu sua trajetória unindo talento aos programas de equidade de gênero promovidos pela companhia.

“É fundamental que as empresas promovam espaços de inclusão e ofereçam oportunidades para o crescimento das mulheres em suas carreiras. Tive a felicidade de encontrar na MRV o ambiente propício para explorar e desenvolver todo o meu potencial profissional. Temos muitas mulheres extremamente talentosas no mercado e elas só precisam de oportunidades para desempenhar seu trabalho”, afirma Renata.

Programa eleva liderança feminina

A MRV oferece uma série de projetos que estimulam suas colaboradoras a desenvolverem habilidades e alavancar suas carreiras. Um deles é o projeto “Elas por Elas”, que promove uma jornada de fortalecimento da liderança feminina dentro da companhia. Segundo Renata, uma das mentoras que compõem o programa, que abrange o cenário nacional, a iniciativa oferece mentoria gratuita de lideranças femininas na companhia com o objetivo de estimular outras mulheres. Com o lema “Uma sobe e puxa a outra”, já são inúmeros casos de sucesso.

Outras iniciativas são promovidas pela MRV com o objetivo de atrair mais mulheres para os canteiros de obra — local ainda visto como predominantemente masculino. É o caso do programa ‘Elas Transformam a Construção Civil’, que capacita mulheres em vulnerabilidade social para trabalhar no setor. Com investimentos superiores a R$ 1 milhão, o objetivo do projeto é minimizar a lacuna de presença de mulheres nos canteiros de obras e incentivá-las, mostrando que aquele espaço pode e deve ser ocupado por elas. Em 2024, o projeto “Elas Transformam na Construção” capacitou cerca de 500 mulheres.

“A tendência de mulheres em posições de liderança e em locais antes muito restritos aos homens está aumentando. Estamos nos qualificando cada vez mais para ocupar esses espaços — mas, para isso, é essencial que as empresas promovam políticas de valorização, equidade e capacitação dos talentos femininos”, conclui a gestora comercial da MRV no RN.

Tags