Foto: Divulgação/Dillo Tenório

O grupo Movidos Dança celebra seu quinto aniversário com um espetáculo, exibição de minidocumentário e uma exposição — tudo no Teatro Alberto Maranhão (TAM), na próxima terça-feira, dia 26, às 18h30. Com uma trajetória marcada pela busca e defesa de uma arte para todos, o grupo comemora uma série de ações e projetos que visam democratizar a arte e a cultura, promovendo a dança e contemplando a inclusão e a equidade de oportunidades para todas as pessoas.

“Realizar o espetáculo ‘Nuvem de Pássaros’ neste evento de comemoração dos cinco anos do Movidos Dança é a certeza de que estamos no caminho certo. Durante toda a trajetória do grupo, buscamos não perder de vista nossos objetivos de promover uma cultura inclusiva para todas as pessoas, alcançar aqueles que historicamente não têm acesso a bens culturais e fazê-lo com muita qualidade e dedicação a todos que acompanham nosso trabalho. Priorizamos uma dança de excelência que acreditamos ter a capacidade de envolver o público e transformar realidades”, ressalta Daniel Silva, bailarino e um dos idealizadores do grupo.

A montagem “Nuvem de Pássaros”, que teve início de concepção na Costa Rica, conduz o público por um processo de descobertas individuais e coletivas, inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar diferentes climas e ameaças. A direção e coreografia são de Anderson Leão, e a peça é interpretada pelos bailarinos Rodolpho Santtos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimó.

Além da apresentação, o público também terá a oportunidade de assistir ao minidocumentário homônimo à peça, resultado do projeto Movidos à Dança em 2022. Enquanto isso, na praça interna do TAM, haverá uma exposição com registros da trajetória do grupo nestes cinco anos.

A entrada para o espetáculo de aniversário é gratuita. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla. Cada voucher é válido para uma pessoa e deverá ser trocado na bilheteria do TAM no dia da apresentação, em 26/09, a partir das 18h.

O Projeto Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN e o Instituto Neoenergia – por meio do edital Transformando Energia em Cultura através da Lei Câmara Cascudo. A produção é da Mapa Realizações Culturais e realização do Movidos Dança. Para adquirir gratuitamente o voucher, clique aqui.Movidos Dança

O Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal, visando promover uma nova perspectiva para a dança ao investigar a identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística.

O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva em 2018. Composto por pessoas com e sem deficiência, têm se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________