Berlusconi
Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Morreu na manhã desta segunda-feira (12) o ex-primeiro-ministro da Itália e ex-dono do Milan, Silvio Berlusconi, aos 86 anos. De acordo com a mídia italiana, ele estava internado no hospital San Raffaele, em Milão, acompanhado de sua esposa e de seus filhos.

Berlusconi foi hospitalizado no dia 5 de abril e assim permaneceu por mais de um mês. Ele foi diagnosticado com leucemia e nos últimos meses também apresentou um quadro de infecção pulmonar – o que estava tratando durante a internação.

Na última sexta-feira (9), o político foi internado mais uma vez para realizar exames de rotina, mas seu estado de saúde voltou a piorar rapidamente.

Silvio Berlusconi

Três vezes premiê da Itália, mandatos que somam nove anos no poder, Berlusconi era uma forte imagem política no país, mas colecionou polêmicas após se envolver em diversos escândalos fiscais e sexuais.

Nascido em 1936 em Milão, Silvio Berlusconi chegou a trabalhar como cantor em um navio de passageiros quando ainda era jovem para ajudar a pagar seus estudos. Ele se formou em direito, mas construiu seu patrimônio na década de 1970 com a holding de mídia Fininvest e, na década de 90, entrou para a política. 

Berlusconi tinha uma fortuna de quase US$ 7 bilhões (cerca de R$ 34 bilhões), segundo a última atualização do ranking de bilionários da Forbes, e era o 5º mais rico da Itália. No ranking mundial da Forbes, ele era o 348º mais rico.