Flordelis é acusada pelo MPRJ de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo – Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Segundo o colunista do jornal O Globo, Anselmo Gois, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu a prisão preventiva da agora ex-deputada Flordelis. O pedido foi feito por meio da promotoria de Justiça junto à 3ª Vara Criminal de Niterói.

Em agosto de 2020, ela e outras dez pessoas foram denunciadas pelo assassinato do seu então marido, Anderson do Carmo de Souza, que aconteceu no ano de 2019 . À época, o MPRJ não pediu a prisão dela por causa da imunidade parlamentar. Nesta quarta-feira (12), no entanto, a Câmara dos Deputados cassou seu mandato por quebra de decoro.

“Com a perda do mandato de parlamentar, a situação jurídica da ré deve ser revista, para sanar a desproporcionalidade que havia entre as medidas cautelares impostas e os fatos imputados e as condutas que a ré praticou para interferir na instrução e se furtar no momento da Aplicação da lei penal”, diz o pedido encaminhado à 3ª Vara Criminal de Niterói.

No documento, ao longo de toda a “persecução penal, ficou claro que a liberdade da ré colocava em risco tanto a instrução criminal quanto a aplicação da lei penal e que, mesmo sendo cabível e necessária sua prisão preventiva, a decretação só não foi possível devido à imunidade parlamentar”, destaca o MPRJ.