Edcley Teixeira, estudante de medicina de Sobral (CE), que já havia divulgado questões quase idênticas às da prova oficial em uma live no YouTube cinco dias antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, indicou as respostas corretas de outras duas perguntas de matemática com uma antecedência ainda maior. As mensagens foram enviadas em um grupo de WhatsApp em março de 2025, cerca de oito meses antes da aplicação oficial do Enem em novembro. As informações foram divulgadas pelo g1.
As duas questões de matemática, cujos números apareceram idênticos aos adiantados por Edcley, envolviam um problema de lançamento de dados cúbicos e outro sobre uma solução com concentração de água e cloro (ou substâncias S1 e S2).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no entanto, não anulou nenhuma dessas duas questões. O órgão federal cancelou apenas as três perguntas que Edcley havia exposto em sua live anterior, dias antes da prova. Ambas continuam consideradas válidas no gabarito oficial.
Investigação
A Polícia Federal iniciou uma operação de busca e apreensão no Ceará para investigar possível fraude. A PF investiga a prática de crime com um suposto vazamento de conteúdo, que tem gerado uma onda de pedidos de anulação da prova.
A investigação começou após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, “detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial”, informou a PF em nota, afirmando que o conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame, no último dia 16.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias