Foto: Sesed/Divulgação

Cotidiano

Saúde Bebê de 10 meses com grave problema hepático é transferida de Natal para RS de helicóptero

Remoção aeromédica foi realizada pelo CIOPAER em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba; paciente seguiu de UTI aérea até Porto Alegre para tratamento especializado

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de outubro de 2025 às 08:49

Bebê de 10 meses* internada em estado grave no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, recebeu na manhã desta quarta-feira (8) um transporte aeromédico para Porto Alegre (RS), onde seguirá tratamento em uma unidade especializada em doenças hepáticas. A transferência foi realizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), em atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

A criança, que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi levada em uma ambulância do hospital até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do RN, de onde embarcou no helicóptero Potiguar 02, equipado com UTI aérea. O voo seguiu até a Base Aérea de Natal, onde a paciente foi transferida para um avião do Corpo de Bombeiros da Paraíba com destino a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o encaminhamento foi necessário porque o hospital gaúcho é referência nacional no tratamento das condições hepáticas apresentadas pela menina. Todo o procedimento foi coordenado pela Coordenação de Operações Aéreas do CIOPAER, após regulação feita pela Sesap.

O transporte, realizado com agilidade e em condições seguras, demonstra a integração entre os órgãos públicos de saúde e segurança dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, garantindo à paciente acesso ao tratamento especializado de que precisa.

*Correção: A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou inicialmente que a criança tinha 10 anos de idade, mas se trata de um bebê de 10 meses.

Tags