Foto: Reprodução

Cotidiano

Saúde Médicos retomam cirurgias eletivas após compromisso de pagamento da Prefeitura

Paralisação, que suspendeu pelo menos 100 cirurgias, foi encerrada após a Prefeitura de Natal se comprometer a apresentar um calendário de pagamento

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de outubro de 2025 às 12:23

Após quatro dias de paralisação, os médicos da alta e média complexidade que atendem em hospitais conveniados ao SUS em Natal decidiram encerrar a mobilização e retomar o trabalho. A decisão foi tomada em uma reunião na noite de sexta-feira (17), e os procedimentos foram retomados integralmente neste sábado (18).

A paralisação, que começou na última terça-feira (14), resultou na suspensão de pelo menos 100 cirurgias eletivas em hospitais como a Liga Contra o Câncer e o Varela Santiago. Foram afetados procedimentos de diversas especialidades, como oncologia, neurocirurgia, urologia e cirurgia cardíaca.

Segundo o movimento, a decisão de encerrar a paralisação foi tomada após um compromisso da Prefeitura de Natal. A gestão municipal se comprometeu a apresentar, na próxima quarta-feira (22), um calendário para o pagamento de setembro e um plano de quitação a partir de outubro, incluindo a dívida acumulada dos últimos três meses.

O secretário de saúde de Natal, Geraldo Pinho, confirmou o acordo. “Dialogamos também com muita harmonia, entregamos uma proposta, eles fizeram uma contraproposta e chegamos a um denominador comum. (…) hoje, graças a Deus, no sábado, 100% estabelecida, todas as cirurgias, todos os serviços, todos os hospitais”, disse o secretário.

Tags