Victor Sorrentino, brasileiro preso no Egito por assédio, é solto e volta ao Brasil

Victor Sorrentino, médico gaúcho e influenciador digital preso por assédio no Egito, foi liberado pelas autoridades do país e chegou ao Brasil neste domingo (6). A notícia foi confirmada por sua assessoria de imprensa.

O caso de Sorrentino estava sob investigação do Ministério Público egípicio e o médico, até então, permanecia impedido de deixar o país. O órgão mantinha o brasileiro detido em prédio público do governo local.

Procurado pela reportagem para mais esclarecimentos, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil respondeu que “em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, a pasta não fornece informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”.

Sorrentino foi detido no dia 30 de maio no Cairo, capital do Egito, após publicar um vídeo no qual aparece assediando em português uma mulher muçulmana. A informação foi confirmada pelo Ministério do Interior egípcio e publicada, em primeira mão, pelo site El-Shai.

Nas imagens, gravadas durante uma viagem ao Cairo no dia 24 de maio, o brasileiro faz comentários sexistas em português à mulher que lhe vendia papiro, material parecido com papel que era usado pelos antigos egípcios para escrever. “Vocês gostam mesmo é do bem duro, né? Comprido também fica legal, né?”, diz ele aos risos no vídeo.

A vendedora, sem entender, concorda e sorri, enquanto o médico e um amigo se divertem. O vídeo foi publicado por Sorrentino em seu perfil que soma quase 1 milhão de seguidores no Instagram.