Uma jovem de 18 anos viralizou na internet após usar suas redes sociais para detalhar como o mau uso de lentes de contato a fez perder completamente a visão de um dos olhos. A estudante Lara Brandão Tironi contou que tinha o costume de dormir, tomar banho e coçar os olhos usando as lentes de correção visual, comportamentos condenados pelos oftalmologistas.

Lara desenvolveu uma infecção conhecida como ceratite amebiana, que ocorre quando um protozoário presente no solo e na água se instala nos olhos e cria uma inflamação. A condição afeta a córnea e é comum em pessoas que tomam banho usando lentes de contato.

“Eu tinha o costume de ficar coçando o olho e isso me causou uma laceração na córnea. Eu também tomei banho usando as lentes. Como o protozoário que causa a ceratite está presente na água, ele infectou o meu olho”, explicou a jovem nos vídeos.

O oftalmologista Luiz Augusto, especialista em Retina, lembra que as lentes de contato são muito úteis e proporcionam uma excelente qualidade de visão. Porém, é preciso saber utilizá-las, uma vez que estão em contato direto com os olhos. “É fundamental sempre lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato. Elas devem ser guardadas nas caixinhas apropriadas, mergulhadas em uma solução específica Além disso, não se deve dormir com as lentes de contato. Elas devem ser removidas antes de dormir e recolocadas ao acordar”, reforça.

Usar lentes de contato durante um banho de piscina, por exemplo, também é arriscado. “Há risco de contaminação por microrganismos presentes na água, mesmo em piscinas tratadas. Portanto, é mais prudente retirar as lentes de contato antes de nadar. Isso vale também para banhos de chuveiro e de mar. Outro ponto importante é evitar coçar os olhos, especialmente se você usa lentes de contato”, acrescenta o médico Luiz Augusto.
O oftalmologista ressalta que o mau uso das lentes pode, sim, levar à cegueira, como foi o caso da estudante. “Ela não retirava as lentes de contato e passou vários dias dormindo com elas. Isso não é recomendado, pois aumenta o risco de causar uma ceratite bacteriana, que pode evoluir para uma úlcera de córnea e, em casos graves, necessitar de um transplante de córnea, que foi o que aconteceu”, afirma.

Luiz Augusto ainda acrescenta que o material precisa ser adquirido em locais de procedência. “Muitas pessoas têm o hábito de comprar lentes de contato pela internet, de fornecedores desconhecidos, sem o devido acompanhamento médico, o que não é indicado”, alerta o médico.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________