Flordelis é acusada pelo MPRJ de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo – Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada Flordelis (PSD-RJ) teve o mandato cassado pelo plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (11). Os deputados apreciaram o projeto de resolução do Conselho de Ética da Câmara e decidiram por 437 votos pela cassação e 7 contra a medida, além de 12 abstenções. Ao todo, votaram 457 deputados. O vereador Jones Moura (PSD) é quem assume o mandado no lugar da deputada federal.

O relator do Conselho de Ética, deputado Alexandre Leite (DEM-SP) alegou que Flordelis usou mandato para coagir testemunhas e que, mesmo que ela seja absolvida em processo penal que tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a parlamentar deveria ser condenada na Câmara dos Deputados. Os advogados de Flordelis pediram a suspensão do mandato por seis meses.

Sob Flordelis pesam a acusação de quebra de decoro por ter sido mandante do assassinato do seu marido, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi morto com mais de 30 tiros na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.