Vacina
Vacina contra Covid-19 – Foto: Joana Lima/Secom

O Rio Grande do Norte tem 30,7 mil trabalhadores da saúde que ainda não receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19 nos municípios potiguares. O número conta em relatório apresentado na última reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite, do último dia 31 de maio, entidade que envolve representes das secretarias municipais e estadual de saúde.

Segundo a Comissão, o Governo do Estado deverá solicitar ao Programa Nacional de Imunização novas doses de vacina aos trabalhadores de saúde que ainda não foram vacinados no Rio Grande do Norte.

Leia mais: 
RN recebe nova carga de vacinas Pfizer para acelerar imunização nos municípios

Ao todo, segundo o relatório, dos 30.771 trabalhadores que ainda não foram imunizados, um total de 13.557 atuam na rede pública e 17.214 são da rede privada. Os profissionais que atuam na área da saúde formam um dos primeiros grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

Ainda de acordo com a Comissão Bipartite, para que não se atrase mais a execução da vacinação deste grupo profissional em atrado, a coordenação de imunização estadual deverá retirar as doses da reserva técnica e as substituir de acordo com o uso por município.

Além disso, para fins de registro do trabalhador da saúde que ainda não foi contemplado na fase inicial da vacinação, será criado um campo especial na plataforma “RN+VACINA” para que se possa identificar com mais fidedignidade o diagnóstico acerca da demanda reprimida nos nos municípios potiguares.

Até o momento, de acordo com o “RN+VACINA, mais de 99 mil trabalhadores da área da saúde foram vacinados no Rio Grande Norte.