Mais de 2 mil internos do RN realizam ENEM/PPL em unidades prisionais e socioeducativas nesta terça e quarta-feira. | Foto: Divulgação/Seap-RN
Mais de duas mil pessoas privadas de liberdade participam, até esta quarta-feira (16), do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM/PPL) no Rio Grande do Norte. O exame abrange internos dos regimes fechado e semiaberto, incluindo detentos da Penitenciária Federal de Mossoró.
As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio da Polícia Penal. A participação é voluntária e gratuita para pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
O ENEM/PPL permite a certificação de conclusão do ensino médio e a obtenção de declaração parcial de proficiência. Os resultados também podem ser usados, de forma facultativa, para ingresso em universidades ou no mercado de trabalho.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em português. O nível de dificuldade é equivalente ao ENEM regular, mas a aplicação ocorre dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados.
No Rio Grande do Norte, as provas acontecem em todas as unidades prisionais com internos, além dos Escritórios Sociais de Mossoró e Caicó e do Escritório Social da SEAP. A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) organizou uma operação logística especial para garantir segurança e apoio durante o exame.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias