De 30 escolas que oferecem o 9º ano, 25 obtiveram aprovação de estudantes - Foto: Manoel Barbosa/SME

Cotidiano

Celebração Mais de 100 alunos da rede municipal de ensino de Natal foram aprovados no IFRN

Ao todo, 25 das 30 escolas que oferecem o 9º ano obtiveram aprovações; rede conquistou 29 primeiros lugares em diversos cursos técnicos

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de janeiro de 2026 às 18:15

A rede municipal de ensino de Natal alcançou a aprovação de 113 estudantes no Exame de Seleção 2026 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os concluintes do 9º ano ingressarão nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no primeiro semestre deste ano. Das 30 unidades de ensino que oferecem a modalidade na capital, 25 conseguiram emplacar alunos na instituição federal.

O destaque da edição, pelo segundo ano consecutivo, é a Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, localizada no bairro Cidade Nova, zona Oeste. A unidade totalizou 21 aprovações. O ranking das escolas com melhores desempenhos segue com E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade (12 aprovados); E. M. 4º Centenário (9 aprovados); E. M. Profa. Adelina Fernandes (8 aprovados); E. M. Profa. Terezinha Paulino de Lima e E. M. Prof. Waldson José Bastos Pinheiro (7 aprovados cada).

O resultado expressivo é atribuído a um trabalho contínuo que, na Escola Luiz Maranhão Filho, começa ainda no 6º ano. Segundo a gestora pedagógica Marilene Lima da Guia Duarte, a escola oferece um curso preparatório aos sábados, focado em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2025, o projeto contou com 110 estudantes inscritos e 80 concluintes.

Adilson Alves Bezerra, coordenador pedagógico da unidade, reforça que o acompanhamento vai além das aulas. “Realizamos a sensibilização de pais e alunos, simulados e orientações sobre os cursos técnicos e suporte no processo de inscrição. É um acompanhamento do início ao fim”, detalha.

A rede municipal também comemora o alto nível de classificação: 29 estudantes conquistaram o 1º lugar em seus respectivos cursos. É o caso de Maria Esterphanny S. Ribeiro da Silva, de 15 anos, primeira colocada em Design Gráfico. “Minhas duas irmãs e um irmão também estudaram na escola e foram aprovados no IFRN. É uma satisfação saber que estou dando orgulho para a minha família, seguindo o exemplo dos meus irmãos. Todos lá em casa sempre me apoiaram”, celebrou a estudante.

Outro destaque é Jenefer Raquel Lucena de Melo, de 15 anos, da E. M. Prof. Waldson José Bastos Pinheiro, que alcançou o 1º lugar em Informática para Internet. Ela destacou o apoio das professoras para conciliar o fim do ensino fundamental com os estudos para o exame. A vitória de Jenefer foi compartilhada com o pai, o senhor Aurindo Dias de Melo, de 75 anos, aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mesma escola, que faleceu dias após o depoimento de orgulho pela conquista da filha.

“Estou muito orgulhoso da minha filha ter conseguido a aprovação no Instituto Federal. Ela merece, pois estudou bastante. Minha filha é esforçada e vai conquistar todos os sonhos e objetivos dela. Ela também foi uma das incentivadoras para eu retomar meus estudos na EJA, onde a cada dia aprendo algo novo”, disse Aurindo Dias de Melo.

Transformação pela educação
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, parabenizou os estudantes e profissionais envolvidos. “Essa conquista é fruto do talento dos estudantes e do trabalho dedicado de professores e diretores. É o compromisso da SME com uma educação pública que transforma vidas”, ressaltou.

Ao todo, além dos 29 primeiros lugares, a rede municipal de Natal obteve 20 segundos lugares e 14 terceiros lugares no processo seletivo do IFRN. Confira a lista completa dos aprovados. 

Tags