Foto: Divulgação

A cantora Lysia Condé convidou Jow Ferreira (guitarra e direção musical) e os músicos Eduardo Taufic (teclados), Prima (contrabaixo acústico), Darlan Marley (bateria) e Neemias Damasceno (direção artística) para juntos celebrarem a vida e a obra de Milton Nascimento – um dos mais respeitados artistas da música popular brasileira. A homenagem deu origem ao show “Minas de Fé e Paixão”, e agora a cantora leva, pela primeira vez, esse show especial para o Teatro Alberto Maranhão, no próximo dia 22.

Lysia começou a gestar essa homenagem no ano de 2018, mas uma situação circunstancial de ter que se mudar com a família para o Rio de Janeiro adiou a sua realização. Em 2021, quando volta a residir em Natal, Lysia reacende o desejo de retomar o referido projeto, em um momento significativo para a carreira de Milton Nascimento, em que o artista celebrou seus 80 anos de idade e fez a turnê de despedida dos palcos, “A Última Sessão de Música”, no ano de 2022.

Lysia Condé, mineira da cidade de Rio Pomba, mas potiguar de coração, cresceu ouvindo e se nutrindo das melodias e poesias criadas por Milton e seus parceiros musicais, sendo a principal referência artística de sua trajetória na música. Já Jow Ferreira, convidado para direção musical do show, desenvolveu sua sensibilidade e criatividade musical, tendo como importante inspiração o som produzido pelos artistas das Minas Gerais na década de 1970.

O show traz no repertório conhecidas canções que projetaram a música de Minas Gerais para além de nossas fronteiras, principalmente as da década de 1970. A direção artística de Neemias Damasceno propõe um roteiro que valoriza e ressalta a poética das canções, aliada à expressividade cênica da intérprete, de modo que as músicas seguem um roteiro dramatúrgico acrescido de elementos cênicos, resultando numa experiência que aguça os sentidos (sonoros e imagéticos) e a sensibilidade.

Sobre a apresentação, Lysia destaca: “Cantar Milton, pra mim, é acessar dimensões afetivas muito profundas, é um lançar-se em cais de infinitas possibilidades. Não é nada fácil essa travessia, mas eu quis vivê-la com todos os riscos e arrebatamentos. E eu sabia da intensidade com que esse show me atravessaria. Talvez por isso, esse tenha sido o melhor momento pessoal para esse mergulho dentro, na alma.”

Um show que, para além da beleza da obra apresentada, traz consigo experiências afetivas e emocionais de cada um dos artistas em contato com a obra de Milton Nascimento. O show “Minas de Fé e Paixão” tem o patrocínio do SEBRAE RN, através do Edital de Economia Criativa 2023.

Sobre Lysia Condé
A cantora Lysia Condé é natural de Rio Pomba (MG), mas radicada em Natal/RN, há 16 anos onde iniciou sua carreira artística no ano de 2010. Em 2013 participou do projeto Parcerias Sinfônicas do SESC/RN, homenageando o poeta Vinícius de Moraes, junto da Orquestra Sinfônica da UFRN. Lançou em 2014 o primeiro CD independente “Lysia Condé”, o qual foi indicado para o Prêmio da Música Brasileira. No mesmo ano gravou e lançou em Belo Horizonte, MG, o CD “Elas de Minas”, com compositoras e intérpretes da cena musical mineira. Foi indicada em três categorias no Prêmio Hangar 2014, RN (Melhor Música, CD do Ano e Intérprete do Ano) e indicada ao “Troféu Cultura do RN de 2015” na categoria “Melhor Cantora”.

Estreou em outubro de 2015 o musical “CAMARIM: nos bastidores da música”, com apresentações em Natal e Fortaleza. No mesmo ano abriu o show da cantora Wanda Sá no projeto “Seis e Meia” e participou do “Fest Bossa & Jazz”. Também estreou em Natal e posteriormente em Rio Pomba/MG o show “Memórias de um Brasil Caipira”, com a dupla Ramon&Rosado. Em 2018 concluiu o Curso Técnico em Canto Popular da Escola de Música da UFRN e foi contemplada com o PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA, na cidade de São Paulo. Em 2019 estreou o musical “O Komboio do Sol”, com apresentações em Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal.

Durante a pandemia, como a maior parte dos artistas, substituiu as apresentações presenciais pelas virtuais. Participou, como convidada, em diversas lives com música e também entrevistas, como o Prêmio Grão de Música em Casa, Festival Ziriguidum homenageando Milton Nascimento, Projeto Literatices, Cultour Música (Itália), além de gravações de vídeos musicais caseiros com parceiros músicos. No ano de 2022, estreou o show “Minas de Fé e Paixão” – Uma homenagem a Milton Nascimento e o musical “Aqui é o Meu Lugar”, ambos apresentados na cidade do Natal em 2023.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________