Lyane Ramalho toma posse como nova secretária de Saúde do RN
Governadora Fátima Bezerra empossa nova secretária de saúde do RN – Foto: Jaqueilton Gomes/NOVO Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) passa a ser comandada, a partir desta quinta-feira (4), pela médica Lyane Ramalho, empossada na manhã de hoje como secretária da pasta, substituindo o também médico Cipriano Maia, que chefiou a saúde pública do RN por mais de quatro anos, desde o início da primeira gestão de Fátima Bezerra no Governo do Estado.

A passagem de comando aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, onde uma solenidade foi realizada para formalizar o ato e render homenagens ao agora ex-secretário Cipriano Maia. O ato contou com a presença de autoridades públicas do Estado, gestores de unidades estaduais de saúde, parlamentares, e prefeitos de várias cidades do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra também esteve presente e agradeceu pessoalmente os serviços prestados por Cipriano à saúde pública do RN.

Leia também:
Governadora empossa secretariado para a nova gestão

“Eu fico feliz porque coube a mim a escolha de fazer o convite à você. Essa alegria se torna maior ainda quando o reconhecimento vem em meio a uma conjuntura tão difícil que a gente enfrentou. Uma pandemia, em uma conjuntura pautada pelo negacionismo, por uma autoridade que ao invés de nos dar exemplos de cuidar do povo, fez exatamente o contrário. E hoje, doutor Cipriano, nós estamos aqui vendo você cumprir mais um ciclo da sua bela trajetória, saindo pela porta da frente”, disse Fátima Bezerra agradecendo o trabalho de Cipriano Maia à frente da Sesap durante os mais de quatro anos de seu governo.

A governadora também não poupou elogios à nova gestora, destacando a chegada de mais uma mulher ao alto escalão do Governo do Estado do RN. Lyane Ramalho era a auxiliar direta de Cipriano, ocupando a secretaria adjunta desde setembro de 2021, e agora foi alçada ao posto maior da Sesap após a saída do colega, que já havia sido anunciada desde o fim de 2022, quando Fátima Bezerra se dedicou à montagem do secretariado para o segundo mandato dela.

“Com a doutora Lyane nós temos a certeza de que continuaremos trabalhando mais ainda, incansavelmente, para fortalecer o SUS no estado do Rio Grande do Norte”, falou Fátima Bezerra sobre a nova secretária de Saúde do RN.

Quem ocupará o cargo que era de Lyane Ramalho será a terapeuta ocupacional Leidiane Fernandes de Queiroz, que esteve como diretora geral do Hospital Dr. João Machado desde maio de 2019.