Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Encontro com a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni , no Hotel Borgo Egnazia. Puglia (Itália) – Foto: Ricardo Stuckert / PR

No último dos encontros bilaterais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na extensa agenda na Cúpula do G7, o líder brasileiro teve uma conversa com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anfitriã do evento.

Lula parabenizou Meloni pela organização do G7, agradeceu a solidariedade manifestada por ela diante das consequências das enchentes no Rio Grande do Sul e conversou sobre a perspectiva da viagem que o presidente italiano, Sergio Mattarela, fará ao Brasil em julho, numa agenda que prevê encontros com a comunidade italiana.

O presidente brasileiro convidou a primeira-ministra a também visitar o Brasil. Sugeriu que viesse inclusive com uma comitiva empresarial, levando em conta a grande presença de empresas e descendentes de italianos em nosso país.

Na agenda política, os dois líderes trataram de segurança alimentar, desenvolvimento social e transição energética e enfatizaram os profundos laços históricos entre as duas nações.

Reunião do G20

Na conversa, Meloni confirmou presença na Cúpula do G-20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Lula ressaltou a necessidade de união e indignação da comunidade internacional diante das 750 milhões de pessoas que passam fome ou estão em grave situação de insegurança alimentar.

A Aliança Global contra a Fome é uma das principais bandeiras da Presidência brasileira à frente do G20. Lula destacou ainda em outra prioridade nacional à frente do grupo: a necessidade de reforma das instituições de governança global e de um novo papel para a Organização das Nações Unidas.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________