Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski – Foto: Jorge William

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (11) a nomeação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, de 75 anos, como o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública. A confirmação ocorreu após Lewandowski aceitar o convite feito pelo presidente Lula.

Lewandowski ocupará o cargo deixado por Flávio Dino, que assumirá uma cadeira no STF. Durante o comunicado oficial, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, esteve ao lado de Lula, Lewandowski e Dino.

O presidente Lula enalteceu tanto Flávio Dino quanto Ricardo Lewandowski, destacando que ambos trarão contribuições significativas tanto para o Ministério da Justiça quanto para o STF, ressaltando a necessidade de um ministro na Suprema Corte com uma perspectiva política.

Ricardo Lewandowski, favorito desde a indicação de Dino para o STF em novembro, assumirá o Ministério da Justiça em 1º de fevereiro. Até lá, Flávio Dino continuará à frente da pasta, enquanto tomará posse na Corte Suprema em 22 de fevereiro.

A decisão de Lewandowski de aceitar o cargo veio após um período de planejamento para uma temporada mais tranquila e dedicada à família, após sua saída do STF em abril do ano passado. No entanto, incentivos de amigos e familiares o levaram a reconsiderar.