Lucas Pinheiro Braathen levou o primeiro lugar no esqui alpino - Foto: Rafael Bello /COB

Esporte

Histórico Lucas Pinheiro Braathen faz história e conquista 1º ouro olímpico de inverno para o Brasil

Atleta comemora vitória no esqui alpino – Slalom Gigante em Milão-Cortina, tornando-se o primeiro sul-americano a subir ao pódio na competição

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de fevereiro de 2026 às 11:03

Um feito inédito para o esporte brasileiro marcou os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina neste sábado (14). O atleta Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro na prova de esqui alpino – Slalom Gigante, tornando-se o primeiro brasileiro a subir ao pódio na história da competição. A vitória não apenas quebrou um tabu nacional, mas também o consolidou como o primeiro atleta de toda a América do Sul a conquistar uma medalha em Jogos de Inverno.

Lucas Braathen, filho de norueguês com brasileira e nascido em Oslo, na Noruega, optou há algum tempo por representar o Brasil, e sua escolha culminou neste triunfo memorável.

Na primeira descida, ele impressionou ao marcar o tempo de 1m13s92, assumindo a liderança entre os 81 competidores. Na segunda e decisiva etapa da prova, Lucas manteve o ritmo impressionante, registrando 1m11s08, que somados, resultaram em um tempo total de 2m25s.

Com este resultado, o brasileiro superou os esquiadores suíços Marco Odermatt (2m25s58) e Loic Meillard (2m26s17), que completaram o pódio com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Agora, Lucas Pinheiro Braathen terá nova oportunidade de brilhar. O atleta volta a competir na próxima segunda-feira (16), quando disputará as provas de slalom, com grandes expectativas de conquistar mais medalhas para o Brasil.