De acordo com as informações da Liga, "foi definido um formato emergencial de pagamento dos serviços médicos direto às unidades hospitalares". Foto: Anna Shvets/Pexels

De acordo com as informações da Liga, "foi definido um formato emergencial de pagamento dos serviços médicos direto às unidades hospitalares". Foto: Anna Shvets/Pexels

Cotidiano

Saúde Liga retomará cirurgias eletivas de alta complexidade após acordo com a SMS

A retomada será possível graças a acordo firmado em reunião realizada nesta segunda-feira entre a instituição, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e os demais hospitais que integram a rede de alta complexidade

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de setembro de 2025 às 14:59

A Liga Contra o Câncer emitiu um comunicado na tarde desta segunda-feira (8) informando que “as cirurgias eletivas de alta complexidade serão retomadas normalmente, a partir desta terça-feira (9)”. Na noite de domingo o hospital havia anunciado a suspensão desse tipo de operação.

“A retomada será possível graças a acordo firmado em reunião realizada nesta segunda-feira entre a instituição, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e os demais hospitais que integram a rede de alta complexidade, acatado pelos médicos cirurgiões”, disse, no comunicado.

De acordo com as informações da Liga, “foi definido um formato emergencial de pagamento dos serviços médicos direto às unidades hospitalares, pelo prazo inicial de 90 dias — período que servirá de transição até a formalização de um novo modelo contratual”.

Ainda segundo o informe, “na reunião, a Secretaria de Saúde assumiu o compromisso de convocar os hospitais para participar da construção do novo arranjo jurídico e operacional. O Ministério Público Estadual também será convidado a participar”.

“Com este entendimento, a Liga Contra o Câncer retoma as agendas cirúrgicas imediatamente, garantindo a normalização dos procedimentos a partir de amanhã”, afirmou.

A suspensão das cirurgias, anunciado na noite de doomingo, ocorreu porque devido “à ausência de adesão dos médicos cirurgiões à empresa Justiz, atual responsável pela gestão dos procedimentos de alta complexidade no âmbito da Prefeitura de Natal”.

“Na semana passada, foi realizada reunião entre os profissionais e a direção da Justiz, ocasião em que foram apresentados os termos do novo contrato. Contudo, a análise técnica do Edital nº 003/2025 identificou risco de desassistência à população, uma vez que o valor previsto é insuficiente para atender ao volume de procedimentos atualmente realizados”, explicou a Liga.

Tags