Veículos na BR-101, em Natal – Foto: Detran RN

Os proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 cadastrados no estado do Rio Grande do Norte devem quitar a taxa anual de licenciamento veicular nesta terça (10) e quarta-feira (11), respectivamente. O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) aponta para 293.926 automóveis com placas enquadradas nessa faixa de licenciamento no estado.

A taxa de licenciamento veicular potiguar é de R$ 90, independente do ano ou modelo do automóvel, e se configura a mais baixa do país, estando sem sofrer qualquer tipo de reajuste desde o ano de 2019. O Licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente. É exigido que o condutor tenha sempre esse documento em mãos quando dirige veículo automotor e que deve ser apresentando nas blitzen de fiscalização veicular.

Atualmente, a frota de veículo do estado é de 1.451.974 automóveis, sendo que 20,25% desse total circulam com placas com finais 7 e 8. Somente em Natal são 88.249 mil veículos na condição de quitar a taxa de licenciamento nesta semana. O licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores angariados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão e nas ações de trânsito empreendidas pela Instituição no estado.

Boleto Digital – Site

No site do Detran o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – boletos, infrações, débitos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.

Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

Boleto Digital – PágFácil

Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo. O calendário de pagamento da taxa licenciamento tem seu término programado para o mês de junho, no caso dos carros com placas finais 9 e 0.