Terminal Pesqueiro está localizado na Ribeira, ao lado do Porto de Natal, em um terreno de 13,5 mil metros quadrados, com uma área construída de 4,8 mil metros quadrados

Cotidiano

Oportunidade  Leilão do Terminal Pesqueiro de Natal acontece nesta segunda-feira (18)

Vencedor do leilão será responsável pela revitalização, operação e gestão do terminal; projeto prevê melhorias na recepção e comercialização de pescados, como o atum e o camarão de cativeiro

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de agosto de 2025 às 10:02

O leilão para a concessão do Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Natal acontece nesta segunda-feira (18), a partir das 14h, na sede da B3, em São Paulo. A iniciativa é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O objetivo é selecionar a proposta mais vantajosa, com base no critério de maior valor de outorga.

A empresa vencedora será responsável pela exploração, revitalização, modernização, operação e gestão do terminal. A concessão prevê melhorias nas condições de recepção, tratamento e comercialização de pescados, visando reduzir desperdícios e aumentar a qualidade sanitária.

Atualmente, o TPP de Natal não está em operação, e parte de seu cais é utilizada de forma precária para o reparo de embarcações. O projeto da concessão também inclui uma solução para o acesso ao terminal, que hoje depende das instalações da CBTU.

O Rio Grande do Norte é um importante polo pesqueiro, com destaque para a pesca extrativa marinha e a aquicultura. A capital, Natal, concentra 36% do descarregamento da pesca artesanal do estado.

O projeto de concessão prevê que o TPP de Natal terá uma atuação complementar às indústrias de atum já existentes, absorvendo parte da frota oceânica que hoje não desembarca na cidade.

Além disso, o terminal foi projetado para receber o camarão da carcinicultura, setor em que o RN é o principal produtor nacional. Com a estrutura do terminal, os produtores poderão obter a certificação SIF, o que amplia as possibilidades de mercado para outros estados e países.

Tags