O Coren informa ainda que adotará os procedimentos necessários para a devida investigação – Foto: Reprodução/Instagram @klarafgcastanho

Após um forte relato da atriz Klara Castanho, nas redes sociais, sobre as várias violências e abusos que sofreu durante uma gravidez fruto de um estupro neste sábado (26), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), informou que irá apurar a denúncia feita pela jovem de 21 anos sobre vazamentos de informações sigilosas por parte de profissionais de saúde de um hospital em São Paulo.

Em carta aberta, Klara contou que logo após o nascimento da criança, foi ameaçada por uma das enfermeiras do hospital: “Imagina se tal colunista descobre essa história?”. Ela revelou ainda que ao chegar no quarto de repouso já tinha mensagens de colunistas perguntando sobre a história.

“Apenas o fato deles [colunistas] saberem, mostra que os profissionais que deveriam ter me protegido em um momento de extrema dor e vulnerabilidade, que têm a obrigação legal de respeitar o sigilo da entrega, não foram éticos, nem tiveram respeito por mim nem pela criança”, lamentou.

Dada a repercussão do caso e pelas denúncias feitas, o Coren-SP informou em nota nas redes sociais que irá apurar a situação. “O conselho seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional. Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos”, afirmam no texto.

Eles garantem ainda que irão dispor as informações necessárias sobre o caso e reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados. “O conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria”, finalizam o texto.