Deputado Kelps Lima (Solidariedade) – João Gilberto/ALRN

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) afirmou nas redes sociais, nesta quarta-feira, 28, que a CPI da Covid do RN irá convocar o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ex-presidente do Consórcio Nordeste.

De acordo com o parlamentar, Rui Costa deve esclarecimentos sobre a compra de respiradores fantasmas. “Os responsáveis pela administração do Consórcio devem esclarecimento ao povo do Rio Grande do Norte, que perdeu 5 milhões de reais, o que resultou em mortes e sofrimento para a população potiguar”, escreveu o deputado.

Segundo ele, a CPI da Covid/RN irá investigar 11 pontos, incluindo o caso dos respiradores. “Diante disso, nada mais natural, e juridicamente cabível, que o presidente do Consórcio, responsável pela administração dos recursos e investigado no STJ, governador Rui Costa, também seja ouvido”, disse Kelps.

Ainda devem ser convocados o secretário do Consórcio Nordeste, Carlos Eduardo Gabas; os proprietários da empresa Hempcare, Cristiana Prestes Toledo e Luiz Henrique Ramos; o empresário Paulo de Tarso Carlos, da Biogeoenergy; e ainda Jesiel Soares da Silva, fiscal do contrato dos respiradores, nomeado por Gabas, e Valdeir Claudino de Souza, gerente de administração do Consórcio Nordeste.