Diego Henrique Lima Dantas Lira, advogado

Economia

Economia Justiça Federal garante continuidade dos benefícios fiscais do PERSE para empresa do setor de eventos

Medida liminar representa um importante alívio econômico para a empresa do setor de eventos, que poderá continuar a usufruir dos benefícios fiscais

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de maio de 2025 às 12:25

A Justiça Federal concedeu, nesta segunda-feira (26), uma medida liminar em favor de uma empresa do setor de eventos, assegurando a manutenção dos benefícios fiscais previstos no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). A decisão determina a suspensão dos efeitos do Ato Declaratório Executivo RFB nº 2/2025, preservando a alíquota zero de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS até o término do prazo legal de 60 meses previsto no art. 4º da Lei nº 14.148/2021.

A medida liminar representa um importante alívio econômico para a empresa do setor de eventos, que poderá continuar a usufruir dos benefícios fiscais concedidos pelo PERSE, programa criado para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o setor.

O pleito foi patrocinado pelo Freire Pignataro Advogados. A decisão ainda determina que a Receita Federal se abstenha de qualquer cobrança relacionada aos tributos, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

“Essa decisão é um marco importante para o setor de eventos, que ainda busca sua plena recuperação após os impactos da pandemia. A manutenção dos benefícios fiscais do PERSE até o final do prazo legal garante previsibilidade e segurança jurídica para as empresas do segmento”, afirma Diego Henrique Lima Dantas Lira, advogado.

Sobre o PERSE

Em março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) deveria ser encerrado em abril. A decisão já era esperada, já que, pela lei que regulamenta o benefício, ao atingir o teto de R$ 15 bilhões, o Perse seria extinto no mês seguinte.

O Perse foi criado em 2022 para apoiar o setor de eventos, que foi gravemente afetado pela pandemia de Covid-19. O programa visa fornecer auxílio financeiro, incentivos fiscais e outras formas de suporte para ajudar na recuperação econômica das empresas e profissionais desse setor.
O benefício consiste na redução a 0% (zero por cento) das alíquotas de tributos incidentes sobre as receitas e os resultados auferidos pelo desempenho das atividades relativas ao setor de eventos. Em 2024, os benefícios foram reformulados para serem extintos até dezembro de 2026. Mas o limite do teto em reais também foi imposto.

Tags