Crime ocorreu após partida de futebol em Currais Novos e deixou três mortos e um ferido. | Foto: Reprodução

Cotidiano

Decisão Justiça condena homem a 59 anos por triplo homicídio em campo de futebol no Seridó

Crime ocorreu após partida em Currais Novos; ataque ligado a disputa entre facções e expôs dezenas de pessoas em local público

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de dezembro de 2025 às 17:07

A Justiça do RN condenou Rafael Felipe Silva dos Santos, conhecido como Neguinho Tobi, a 59 anos e 6 meses de prisão em regime fechado. Ele foi considerado culpado por três homicídios consumados, uma tentativa de homicídio e participação em organização criminosa armada, em crimes ocorridos em Currais Novos, no Seridó potiguar.

A sentença determina o cumprimento imediato da pena. O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri, que acolheu integralmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

Os crimes aconteceram no dia 7 de janeiro de 2023, no bairro Sílvio Bezerra, logo após o encerramento de uma partida de futebol em um campo da região. As vítimas fatais foram Arthur Batista de Oliveira, Tiago Basílio da Silva e Emanoel Yorranis de Souza Silva.

Um quarto homem também foi atingido pelos disparos, conseguiu fugir e recebeu atendimento médico. Ele sobreviveu ao ataque.

Penas e agravantes reconhecidas

De acordo com o MPRN, o réu foi condenado a 15 anos de prisão por cada homicídio, totalizando 45 anos. Pela tentativa de homicídio, recebeu mais 10 anos, além de 4 anos e 6 meses por integrar organização criminosa armada.

Durante o julgamento, os jurados reconheceram que os crimes foram cometidos por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa das vítimas. Segundo a acusação, os disparos foram feitos de forma repentina e direcionados à cabeça.

Ao fixar a pena, o Juízo destacou a elevada culpabilidade do réu. A sentença ressaltou a audácia da ação, praticada em local público, durante o dia, colocando em risco pessoas que acompanhavam a partida.

Disputa entre facções

As investigações da Polícia Civil apontaram que o ataque foi motivado por uma disputa entre facções criminosas rivais. O conflito estaria relacionado ao controle do tráfico de drogas na região do Seridó. Os envolvidos foram presos em fevereiro de 2023, após o avanço das investigações policiais.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 15h. Dois homens armados chegaram ao campo em uma motocicleta e aguardaram o fim da partida.Assim que o jogo terminou e os jogadores começaram a trocar de roupa à beira do campo, os atiradores se aproximaram e abriram fogo contra o grupo. Em seguida, fugiram do local.

Quatro pessoas foram baleadas. Duas morreram ainda no campo. As outras duas foram socorridas, mas uma delas não resistiu aos ferimentos, elevando para três o número de mortos.

Tags