Atentado ocorreu na manhã desta terça-feira – Foto: Simone Fernandes / Arquivo Pessoal

Um jovem de 18 anos invadiu uma creche na manhã desta terça-feira (4) em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, e matou três crianças e uma professora. Segundo a Polícia Civil, ele foi preso após o crime. A informação inicial era de que se tratava de um adolescente, o que foi corrigido no fim da manhã.

Uma quinta pessoa também ficou ferida e teve de ser encaminhada ao Hospital de Chapecó. O estado dela é grave. Conforme o delegado Jerônimo Marçal, outra criança teve ferimentos leves e não corre risco de morrer. O agressor teria entrado na creche armado com uma adaga e atacado a professora, que morreu no local.

Segundo o delegado, o homem invadiu a Escola Infantil Pró-Infância Aquarela e feriu a professora na entrada da unidade. Ela teria então corrido para a sala onde estavam quatro crianças, todas menores de dois anos. Além deles, o suspeito atacou uma agente de saúde que fazia um trabalho no local no momento do crime.

Em entrevista à NSC TV, o delegado Marçal relatou que a Polícia Civil já foi até a casa do autor do crime e que lá teria encontrado “objetos estranhos”. Ele não especificou o que seriam, mas reforça que os agentes trabalham com a possibilidade de que seria um crime isolado.

“Lá [na casa do suspeito] há mais objetos estranhos. Armas, inclusive. O crime está claro, autoria está clara. O que não temos é o motivo que o levou a fazer isso. De qualquer forma, é um motivo torpe. É o que nós vamos descobrir. Nossa maior preocupação é provar que foi um fato isolado. Acreditamos nisso, mas precisamos descartar a possibilidade de que mais pessoas estejam pensando nisso”, disse.

A PM relatou que recebeu “diversos chamados” enquanto o jovem “golpeava alunos e professores”. Forças de segurança e de salvamento do Oeste, incluindo o helicóptero Arcanjo, foram mobilizadas para atender a ocorrência.

A governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr, decretou luto de três dias no Estado.