O Japão suspende hoje o estado de emergência pela Covid-19. A medida vale para Tóquio e outras partes do país. A medida faz parte do planejamento para que o Japão receba os jogos olímpicos. A competição começa em 23 de julho.

No entanto, algumas medidas serão mantidas, incluindo a limitação do público em grandes eventos, em meio a temores que os Jogos possam desencadear uma alta nos casos da doença.

A partir de agora a cidade de Tóquio e outras seis cidades entrarão num chamado “quase emergência” até o dia 11. Bares e restaurantes podem passar a servir bebidas alcóolicas até as 19h, mas continua valendo o horário de fechamento às 20h. As autoridades locais, porém, podem escolher manter a restrição se acharem necessário.

“O importante é continuar com nossas diretrizes com um espírito de urgência para evitar a disseminação de infecções. Ao mesmo tempo, precisamos manter nossos esforços de vacinação para evitar o colapso do sistema médico”, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga, que também pediu à população que assista aos Jogos pela televisão.

Sobre a presença de público nos jogos olímpicos, a presidente do comitê de organização dos Jogos, Seiko Hashimoto, disse que vão tentar acomodar torcedores, mas que pode haver cancelamentos no último minuto.