Operação Natal Seguro - Foto: Divulgação/Ipem-RN
Fiscalização ocorreu na Operação Especial Natal Seguro ação nacional promovida pelo Inmetro que verificou mais de 90 mil produtos e identificou a comercialização de brinquedos sem registro obrigatório
Publicado 18 de dezembro de 2025 às 15:00
Visando à proteção do consumidor, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizaram a Operação Especial ‘Natal Seguro’, com objetivo de verificar os produtos de grande demanda no período das festas de fim de ano, como brinquedos, luminárias decorativas (pisca-pisca), alimentos típicos, bebidas alcoólicas, entre outros.
A ação ocorreu entre os dias 3 e 28 de novembro, com o apoio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), da qual o Ipem-RN faz parte.
Ao todo, foram verificados 725.230 produtos, dos quais 90.386 apresentaram irregularidades. No RN foram fiscalizados 9.555 itens e encontrados 49 brinquedos irregulares sendo comercializados sem o devido registro do Inmetro, sendo essa também a principal inconformidade encontrada na ação nacional. A presença do Selo do Inmetro é obrigatória para evidenciar o atendimento aos requisitos de segurança dos produtos ofertados ao público infantil.
Segundo o coordenador-geral da RBMLQ-I, Marcelo Ladeia, a operação tem papel fundamental na redução de riscos ao consumidor em um dos períodos de maior movimento no comércio.
“A operação Natal Seguro reforça a atuação integrada da Rede em todo o país para retirar do mercado produtos que não atendem aos requisitos mínimos de segurança, especialmente aqueles voltados ao público infantil. Nosso objetivo é fiscalizar os objetos a fim de que o consumidor tenha acesso a itens seguros e em conformidade com os regulamentos do Inmetro, sobretudo em um período de consumo intensificado”, afirmou.
Das análises dos produtos
A análise nacional por categoria mostrou que, além dos brinquedos, que concentraram 15% dos itens fora dos padrões, as luminárias tipo pisca-pisca apresentaram 7,28% de não conformidades.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias