Concurso do Idema terá 180 vagas distribuídas para os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental - Foto: Assecom
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) do Rio Grande do Norte prorrogou as inscrições de seu concurso público até o dia 13 de junho. Anteriormente, o prazo para se inscrever no certame se encerraria nesta sexta-feira (06). Este é o primeiro concurso da história do IDEMA voltado ao provimento de servidores efetivos. A iniciativa representa um marco importante para a valorização e estruturação do quadro técnico do órgão ambiental.
O concurso oferece 180 vagas de nível superior. A remuneração inicial é de R$ 5.118,52 para uma jornada de 40 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. O processo seletivo é executado pelo Instituto AOCP, por meio do site https://www.institutoaocp.org.br/concursos/649.
As vagas estão distribuídas entre três cargos. O cargo de Analista Ambiental oferece 113 vagas, destinadas a 24 áreas de formação. Entre elas estão Biologia, Arquitetura, Geografia, Química, Engenharia Ambiental, Civil, Florestal e de Petróleo e Gás.
O cargo de Analista Administrativo terá um total de 27 vagas. Estas são para profissionais das áreas de Administração, Direito, Contabilidade, Jornalismo e Psicologia, entre outras.
Por fim, 40 vagas serão destinadas ao cargo de Fiscal Ambiental. Candidatos com graduação em qualquer área de formação podem concorrer a estas vagas.
O concurso será composto por provas objetiva e discursiva. Ambas têm caráter eliminatório e classificatório. As avaliações estão previstas para o dia 27 de julho de 2025, em Natal, sendo aplicadas em diferentes turnos. Pela manhã, a avaliação será destinada aos cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo. No turno da tarde, ocorrerá a seleção dos candidatos para o cargo de Fiscal Ambiental.
As provas abordarão conteúdos de Língua Portuguesa, História e Geografia do RN e Informática, além de incluir Legislação e conhecimentos específicos conforme o cargo. Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo, desde que as provas sejam realizadas em turnos diferentes.
A realização do certame é fruto de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) celebrado com o Ministério Público de Contas do Estado. Atualmente, a maior parte dos profissionais do IDEMA é contratada temporariamente. Este concurso visa consolidar um quadro efetivo, fortalecendo a atuação do órgão.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias