De acordo com uma entrevista concedida pelos jornalistas Stoya e Rich Juzwiak ao “How to Do It”, podcast focado em sexualidade, um homem americano disse que seu pênis teria dimuído de tamanho após ele ter contraído a Covid-19, doença ligada ao coronavírus. Além disso, o homem relatou que tembém enfrentou alguns problemas de disfunção erétil. O epsódio que trata sobre o caso foi ao ar no últio dia 9 de janeiro.

“Sou um homem heterossexual na casa dos 30. Em julho do ano passado, contraí Covid e fiquei muito doente. Quando saí do hospital, tive alguns problemas de disfunção erétil. Esses gradualmente melhoraram com alguns cuidados médicos, mas parece que fiquei com um problema duradouro”, contou o homem. “Meu pênis encolheu. Antes de ficar doente, eu era acima da média, não enorme, mas definitivamente maior que o normal. Agora, eu perdi cerca de uma polegada e meia [três centímetros] e me tornei decididamente menor que a média”.

Segundo ele, os médicos associaram a diminuição de sua genitália a danos vasculares permanentes. “Isso realmente não deveria importar, mas teve um impacto profundo na minha autoconfiança em minhas habilidades na cama”, finalizou ele. Também convidado do episódio, o urologista Ashley Winter explicou que a disfunção erétil pode acarretar no encurtamento do pênis.

Pós-covid

Pesquisas científicas realizadas no Brasil, Estados Unidos e China, indincam que pessoas que foram contaminadas pelo vírus podem apresentar impotência sexual a longo prazo. Outras complicações permanentes como dores, perda de olfato e paladar, além de problemas cardiovasculares, têm sido relatadas por pacientes após se curarem da Covid-19.

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) corroborou achados por uma pesquisa chinesa, que apontou que a doença pode atacar os testículos devido à alta concentração, nestes órgãos, do receptor usado pelo vírus para invadir o corpo humano. Os testículos são o segundo local do corpo com mais enzimas ACE2, porta de entrada do coronavírus; em primeiro lugar estão os pulmões.

Em um primeiro momento, necrópsias realizadas no Hospital das Clínicas da USP em pacientes que faleceram devido à Covid-19 mostraram danos nos testículos e no epidídimo (canal que leva os espermatozoides do testículo à vesícula seminal).

Uma das pesquisas mais recentes, realizada nos EUA, analisou os dados de mais de 3,7 mil pessoas em 56 países, coletando sintomas diversos relatados durante o período de contaminação pela Covid. Dentre estes, 14,6% de homens cisgêneros e 15,9% de pessoas não-binárias com pênis relataram disfunção erétil. Além disso, 10,9% dos homens cisgêneros e 3,2% das pessoas não-binárias relataram dor nos testículos.