‘Guedes, você vai cair’, avisam sindicatos em manifestação no ministério – Foto: Fernanda Strickland/CB/DA.PRESS

Em busca de reajuste salarial, a segunda manifestação dos servidores desta terça-feira (18) ocorre em frente ao Ministério da Economia, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No local, os manifestantes declaram que o ministro Paulo Guedes “vai cair”. Desta vez, o ato conta com a presença de mais servidores, porém mais policiais.

Em abertura, os sindicatos disseram que tinham um recado para o ministro da Economia, de que ele vai cair e deixar o governo. Os sindicatos também disseram que “ninguém merece reajuste diferenciado, todos merecem reajuste igual”. O movimento cobra aumento de até 28,15% nos contracheques e ganhou força após o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometer verba apenas para corrigir os vencimentos de policiais.

O grupo assegurou também que “ninguém está feliz” com a política econômica adotada por Paulo Guedes. “Não tem servidor satisfeito com você. Ou o reajuste sai ou o Guedes cai!”, declararam.
Mais cedo, em frente ao Banco Central (BC), na abertura da primeira manifestação do dia, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, disse que Guedes deveria “se explodir” com a granada que jogou nos servidores públicos.
Os atos de hoje foram inicialmente convocados pelo Fonacate, que reúne grupos de auditores fiscais da Receita, servidores do Banco Central, diplomatas e outros.