O Grupo Reviver celebrou, nesta terça-feira (1º), durante a abertura do Outubro Rosa, 12 anos de atividade e a realização de quase 90 mil mamografias. Fundado em 2012 com a missão de informar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, desde 2019, a organização sem fins lucrativos mantém um calendário permanente de exames de mamografia com a sua unidade móvel.
A presidente do Reviver, Ana Tereza Fiúza da Mota, destacou o papel fundamental das associadas-contribuintes, dos colaboradores e voluntários, a parceria com políticos que destinaram emendas ao longo do período, da imprensa, de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e parceria com o Instituto Riachuelo.
“Quando formamos o grupo, não imaginávamos que chegaríamos tão longe. Hoje o diagnóstico do câncer de mama, na cidade do Natal, não pode ser dissociado do Grupo Reviver. Realizamos em torno de 47% de todas as mamografias feitas na cidade. É uma parceria público privada que deu certo. É o maior projeto de saúde comunitária que temos no Nordeste do Brasil”, afirmou a presidente.
De janeiro de 2019 até julho de 2024, o Grupo Reviver realizou 88.052 exames mamográficos, além de ultrassonografias, biópsias, citologias e consultas especializadas realizadas na sua sede, localizada na Avenida Amintas Barros, na capital potiguar. O Reviver também vai aos interior, tendo percorrido 40 municípios potiguares. “A grande característica do nosso atendimento é a humanização em acolher as pacientes e a celeridade na busca de resolução para o tratamento. Temos certeza de que salvamos muitas vidas e que estamos trilhando o caminho certo”, afirmou Ana Tereza.
Em outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Grupo Reviver tem o seguinte calendário de atendimentos com a unidade móvel: até 03/10 – UBS Candelária, Rua Barão de Açu; 07/10 – Defensoria Pública do RN, Rua Sérgio Severo, 2037, Lagoa Nova; 08 a 11/10 – UBS Nova Descoberta, com atendimento Escola Estadual Castro Alves); 14 a 17/10 – USF Gramoré, Avenida Guaratinguetá, Lagoa Azul; 18/10 – Procuradoria Geral do Estado, Avenida Afonso Pena, 1155; 19/10 – Mutirão na UNI-RN, Rua Prefeita Eliane Barros Cabral, 2000, Tirol; 21 a 25/10 – USF Vista Verde – Rua Linda Batista, Pajuçara; 28/10 a 01/11 – Assembleia Legislativa do RN, Praça 7 de Setembro, Cidade Alta.
O atendimento na unidade móvel acontece sempre das 7h30 às 16h30, com distribuição diária de fichas no início do expediente. As mulheres a partir dos 40 anos devem levar RG, cartão SUS de Natal e comprovante de residência. Já na Assembleia Legislativa, as mulheres podem ser residentes em qualquer município do Rio Grande do Norte.