Transporte público em Natal - Foto: Divulgação/Secom Natal

Cotidiano

Transporte Greve de ônibus em Natal é suspensa após mediação e nova reunião acontece dia 27

Mesmo sem acordo imediato com as empresas de transporte, os rodoviários decidiram aguardar uma nova proposta salarial, que deverá ser apresentada na próxima terça-feira (27)

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de maio de 2025 às 13:09

A paralisação do sistema de transporte público de Natal prevista para esta quarta-feira (21) foi suspensa. A decisão foi tomada após reunião de mediação ocorrida nesta terça-feira (20) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que resultou no agendamento de uma nova rodada de negociação entre empresas e trabalhadores.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) voltarão a se reunir na próxima terça-feira (27), quando os empresários deverão apresentar uma nova proposta à categoria.

Apesar da suspensão da greve, os trabalhadores mantêm o estado de mobilização. Caso não haja avanço nas tratativas da próxima semana, uma nova paralisação poderá ser convocada.

Segundo o coordenador jurídico do Seturn, Augusto Maranhão, o anúncio da greve, anunciado em 16 de maio, foi considerado intempestivo. “Estamos tentando chegar a um denominador comum para continuarmos negociando em nível de tranquilidade”, declarou.

A proposta patronal apresentada até o momento prevê reajuste salarial de 5,53%, sendo 3,53% a partir de 1º de maio e 2% em novembro. Também foi ofertado um reajuste de 7,5% no vale-refeição e no custeio do plano de saúde.

O Sintro rejeitou a proposta. A categoria reivindica reajuste salarial de 8,53%, elevação do vale-refeição para R$ 600,00 (36,36% de aumento) e reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.

Tags