Desde a criação, o programa do Ministério das Comunicações (MCom) já doou 44,5 mil equipamentos para 3,1 mil pontos de inclusão digital - Foto: Shizuo Alves/MCom
O programa Computadores para Inclusão alcançou a marca de 1.942 equipamentos doados para o Rio Grande do Norte desde a criação do programa, em 2010. A iniciativa coordenada pelo Ministério das Comunicações já realizou entregas em 169 pontos de inclusão digital, principalmente em escolas públicas, ampliando o acesso à tecnologia e às oportunidades educacionais.
Em todo o Brasil, o programa Computadores para Inclusão atingiu a marca de 70 mil computadores doados para escolas públicas, associações e projetos voltados à capacitação de pessoas em informática. São mais de 700 mil pessoas com vidas transformadas no país, por meio do letramento digital e da capacitação profissional para atuar com novas tecnologias.
O programa tem como base a economia circular: equipamentos obsoletos de órgãos públicos são recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), ganham nova vida e são destinados a escolas públicas, associações, centros socioeducativos, penitenciárias, comunidades indígenas e quilombolas, além de áreas rurais e remotas.
Mais do que entregas, o Computadores para Inclusão construiu laboratórios de informática que ampliaram o acesso ao conhecimento digital para crianças, jovens, adultos e idosos, de Norte a Sul do país. Os próprios alunos dos cursos de capacitação dos CRCs realizam a recuperação das máquinas, adquirindo uma profissão e abrindo portas para o mercado de trabalho.
A atuação do Ministério também contribui para a preservação do meio ambiente. Os CRCs já deram destinação adequada a mais de 11 mil toneladas de resíduos eletrônicos, ultrapassando a marca de 1,2 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias