Com a inclusão do Rio Grande do Norte na nova infraestrutura digital, o estado poderá se consolidar em um hub de tecnologia. Foto: Pexels
Em parceria entre a SEDEC e o IDEMA, será proposto ao CONEMA o enquadramento dos data centers em resolução específica, conferindo segurança jurídica e transparência
Publicado 26 de setembro de 2025 às 14:50
Em minuta que deve ser apresentada nos próximos dias ao Ministério das Comunicações, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte justificou seu interesse em incluir o território potiguar para a ancoragem e implantação de cabos submarinos, se tornando estratégico no plano nacional de infraestrutura digital. No documento, são apresentadas as condições singulares e altamente competitivas, que permitem o RN afirmar a sua vocação para se tornar polo de referência na atração de data centers e na recepção dos cabos.
Entre as vantagens listadas, estão:
A Sedec destaca ainda a atenção especial que tem sido dada pelo Governo aos aspectos ambientais que envolve a instalação dos data centers. Em parceria entre a SEDEC e o IDEMA, será proposto ao CONEMA o enquadramento dos data centers em resolução específica, conferindo segurança jurídica e transparência. O enquadramento considera a capacidade elétrica instalada (MW) como parâmetro.
“Por esses fatores e pela infraestrutura portuária, aeroportuária e de telecomunicações em franca expansão que o RN dispõe aliada a uma política estadual proativa de atração de investimentos, nosso estado é território favorável para fazer parte da estratégia nacional de infraestrutura digital” afirma o secretário adjunto de desenvolvimento econômico, Hugo Fonseca.
Com a inclusão do Rio Grande do Norte na nova infraestrutura digital, o estado poderá se consolidar em um hub de tecnologia. Essa iniciativa visa atrair startups, fornecedores e centros de inovação, fomentando o desenvolvimento econômico. O resultado direto será a criação de empregos de alta qualificação em T.I., engenharias e operações, além de um forte impacto positivo nas cadeias da construção civil e de serviços.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias