O concurso é considerado um marco na política ambiental do estado. Foto: Foto: Carmem Felix/GovRN

O concurso é considerado um marco na política ambiental do estado. Foto: Foto: Carmem Felix/GovRN

Cotidiano

Emprego Governo do RN convocará nesta sexta-feira (1) 90 aprovados no 1º concurso do Idema. Entenda

A chamada inicial contemplará 90 candidatos já em maio, enquanto os demais aprovados serão convocados em junho. Os detalhes sobre procedimentos, prazos para entrega de documentos, exames e perícia médica serão publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (1º)

por: Assecom Governo do RN

Publicado 30 de abril de 2026 às 15:29

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta quinta-feira (30), a convocação dos primeiros aprovados no concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN, marco histórico por se tratar do primeiro certo realizado pelo órgão.

A chamada inicial contemplará 90 candidatos já em maio, enquanto os demais aprovados serão convocados em junho. Os detalhes sobre procedimentos, prazos para entrega de documentos, exames e perícia médica serão publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (1º).

Entre as medidas administrativas a serem observadas, os candidatos aprovados no concurso e convocados, devem enviar o Nº do Cadastro de Pessoa Física – CPF para o seguinte e-mail: concurso@idema.rn.gov.br, o envio possibilitará o cadastro dos mesmos no Sistema Integrado de Governança Ambiental -SIGA do Idema. Após o cadastro no sistema SIGA, os convocados têm acesso autorizado à plataforma para realizar os envios da documentação relevante pelo órgão ambiental.

Criado há 40 anos, o Idema realizou em 2025 seu primeiro processo seletivo para fornecimento de cargas efetivas. Até então, o quadro funcional do órgão era composto majoritariamente por servidores temporários, muitos deles participando diretamente nas atividades finalísticas, como fiscalização e licenciamento ambiental.

O edital foi publicado em abril de 2025 e ofereceu 180 vagas para profissionais de nível superior, distribuídas entre as cargas de Analista Ambiental (113 vagas), Analista Administrativo (27 vagas) e Fiscal Ambiental (40 vagas). A remuneração inicial é de R$ 5.118,52, para jornada de 40 horas semanais.

MARCO AMBIENTAL

O concurso é considerado um marco na política ambiental do estado, ao consolidar a estrutura permanente do órgão responsável pela execução da política de meio ambiente, bem como pelo controle, fiscalização e licenciamento de atividades ambientais poluidoras.

Para o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, a chegada dos novos servidores representa um avanço estratégico institucional. “A convocação dos aprovados simboliza o fortalecimento do Idema e a consolidação de uma estrutura permanente, capaz de garantir maior eficiência, transparência e segurança nos processos de licenciamento e fiscalização ambiental. Estamos investindo na qualificação do serviço público e na proteção dos nossos recursos naturais para as próximas gerações”, destacou o diretor.

Com a nomeação dos novos servidores efetivos, o Governo do Estado reforça o compromisso com a valorização do serviço público e com o aprimoramento da gestão ambiental no Rio Grande do Norte

Tags