Foto: Ministério da Saúde

Cotidiano

Acordo Governo do Estado e Prefeitura de Natal alinham cooperação para custeio de serviços de saúde

Grupo técnico será formado até o fim de abril para revisar responsabilidades financeiras de Estado e município na oferta de serviços em Natal

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de abril de 2025 às 12:07

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) vão formar, até o fim de abril, um grupo técnico para discutir o financiamento dos serviços de saúde prestados na capital potiguar. A decisão foi firmada nesta terça-feira (22), durante reunião entre os secretários Alexandre Motta (Sesap) e Geraldo Pinho (SMS Natal).

A proposta foi apresentada por Alexandre Motta após encontro com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, realizado no último dia 15. O objetivo é promover uma ação conjunta entre Estado e município para solucionar impasses no custeio de serviços de saúde.

O grupo técnico deverá realizar um encontro de contas sobre os serviços atualmente financiados por cada ente. Pela Sesap, a pauta inclui o custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), unidades de pronto atendimento (UPAs) e farmácia básica. Já a Prefeitura de Natal deverá apresentar a contrapartida sobre procedimentos realizados com recursos estaduais, como urologia, atendimento vascular, internações domiciliares (home care), leitos de UTI e parte dos custos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Durante a reunião, os secretários reforçaram a necessidade de cooperação institucional. “Temos várias necessidades e dificuldades em comum. Viemos buscar uma ação conjunta, em prol da saúde de Natal”, afirmou Alexandre Motta. Para Geraldo Pinho, “a cooperação vai ser maior e vamos superar os desafios em conjunto”.

Busca por novos financiamentos

Também foi discutida a articulação entre as secretarias para pleitear recursos junto ao Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar o financiamento federal para os serviços oferecidos em Natal, a partir da identificação conjunta das prioridades.

O grupo técnico deverá reunir os corpos técnicos das duas pastas e iniciar os trabalhos ainda neste mês.

Tags