O Ministério da Gestão e da Inovação (MGISP) autorizou a realização de um concurso público com 460 vagas de nível superior para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A autorização foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial da União, no dia 30 de agosto. Do total de vagas, 130 serão destinadas ao cargo de analista administrativo e 330 para analista ambiental.
Conforme a portaria, o Ibama será responsável por organizar o concurso e terá um prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura. Caso o edital não seja divulgado dentro deste prazo, a autorização perde validade e o orçamento destinado às vagas será cancelado.
Além da autorização para o Ibama, o MGISP também liberou, em 7 de agosto, a realização de um concurso com 175 vagas de nível superior para o cargo de perito médico federal no Ministério da Previdência Social (MPS).
Segundo a portaria, o preenchimento das vagas dependerá da homologação do resultado final do concurso e da adequação orçamentária à Lei Orçamentária Anual. O MGISP será responsável por definir as normas e liberar os editais relacionados ao certame.
Essas iniciativas fazem parte do esforço do governo em reforçar a administração pública e garantir o preenchimento de cargos essenciais para o funcionamento dos órgãos federais.