Gol Linhas Aéreas
Gol Linhas Aéreas – Foto: Divulgação

Os principais acionistas da Avianca (Colômbia) e o acionista controlador da GOL (Brasil) assinaram um acordo histórico para criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina, por meio de uma estrutura de holding denominada Abra Group Limited (“Grupo Abra”). Sujeito às habituais aprovações regulatórias e condições de fechamento, o Grupo Abra controlará a Avianca e a GOL, reunindo suas marcas icônicas em uma única holding

Por meio de recentes investimentos feitos pelos acionistas da Avianca e da Viva, o Grupo Abra também deterá uma participação não controladora de 100% dos interesses econômicos nas operações da Viva na Colômbia e no Peru e um investimento em dívida conversível representando uma participação minoritária na Sky Airline (Chile).

Juntas, Avianca e GOL serão a base de uma malha pan-latinoamericana de companhias aéreas com o objetivo ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos. Avianca e GOL continuarão mantendo independentes suas marcas, equipes e cultura, enquanto se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador

O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade.

Agregadas, as companhias aéreas participantes do Grupo Abra oferecerão aos seus Clientes a maior malha de rotas complementares, com sobreposição mínima em seus mercados.

A solidez financeira da Abra proporcionará estabilidade e agilidade de longo prazo às companhias aéreas participantes, o que permitirá investimentos consistentes e sustentáveis em inovação e sinergias.

O Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista controlador da GOL, e liderado por executivos com larga experiência em transporte aéreo e em atuação regional, longa trajetória de empreendedorismo e construção de marcas e um histórico comprovado de crescimento e transformações bem-sucedidas de companhias aéreas.

  • Roberto Kriete, que será o Chairman do Grupo, transformou a TACA na principal companhia aérea da América Central, na década de 1980, e fez a fusão com a colombiana Avianca Airlines em 2009. Ele também fundou, em 2006, a Volaris, principal companhia aérea mexicana
  • Constantino de Oliveira Junior, que será o CEO do Grupo, revolucionou o mercado latino-americano de transporte aéreo, sendo pioneiro no modelo low cost na região, quando fundou a GOL em 2001. Junto com as aquisições de VRG, em 2007, e Webjet, em 2011, ele conduziu seu crescimento para uma posição de liderança no mercado.
  • Adrian Neuhauser, atual Presidente e CEO da Avianca, e Richard Lark, atual CFO da GOL, serão Co-presidentes do Grupo, enquanto mantêm suas atuais funções nas companhias aéreas. Mais detalhes sobre o time de gestão do Grupo Abra serão fornecidos após o fechamento.

Os gestores do Grupo Abra estarão focados na obtenção de sinergias para garantir a estrutura de menor custo unitário nos seus respectivos mercados, na expansão de rotas, na oferta de produtos de serviços e nos programas de fidelidade, além de liderar inovações que atendam às necessidades em contínua evolução dos passageiros e clientes de carga no competitivo mercado de transporte aéreo da América Latina e de outras regiões.

O Abra também garantirá que suas companhias operacionais sejam líderes na condução ambiental, social e corporativa (ESG) em seus mercados, fornecendo governança aprimorada, assim como solidez financeira para continuar investindo em uma frota com menor pegada de carbono, o que deverá acelerar significativamente o caminho do setor aéreo em direção ao cumprimento das metas de neutralidade de CO2.

Roberto Kriete, Chairman do Grupo Abra, disse: “Nossa visão é criar um grupo de transporte aéreo que enderece os desafios do século 21 e aprimore as viagens aéreas para nossos Clientes, Colaboradores e parceiros, bem como para as comunidades em que operamos. Nossos Clientes se beneficiarão de tarifas ainda melhores, acesso a mais destinos, maior frequência de voos e conexões bem sincronizadas, assim como a capacidade de acumular e resgatar pontos nos programas de fidelidade das marcas. Também poderão desfrutar de benefícios aprimorados de viagem e acesso a produtos e serviços superiores ”

Constantino de Oliveira Junior, CEO do Grupo Abra, disse: “Este acordo coloca as companhias aéreas do Grupo Abra em posição de liderança em viagens aéreas na América Latina ? atendendo a uma população de mais de um bilhão de pessoas e um PIB de quase US$3 trilhões ? e oferecendo oportunidades significativas de capacidade e crescimento de receita. A estrutura corporativa única permitirá que cada companhia aérea gere resultados mantendo independentes suas marcas, equipes e cultura, e proporcione aos Colaboradores mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional em todas as fases de suas carreiras.”