O pódio do solo da ginástica artística, no qual Rebeca Andrade foi ouro, sofreu alterações neste sábado (10). Após a Federação da Romênia entrar com um recurso para conquistar a medalha de bronze, a atleta americana Jordan Chiles perdeu sua medalha, enquanto Ana Maria Barbosu entrou no pódio.
Segundo o jornal Euronews, o CAS determinou que a equipe dos Estados Unidos pediu o recurso da nota após ultrapassar o tempo regulamentar na final de solo. Com isso, Jordan Chiles não terá sua nota aumentada e Ana Maria Barbosu retornou ao pódio — a romena já estava comemorando quando descobriu que perdeu o bronze. Com a decisão, a medalha de bronze antes conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos, pertence, agora, à ginasta romena Ana Barbosu. A informação foi confirmada pela FRG.
O CAS determinou o recurso de revisão de nota apresentado pela Federação Americana de Ginástica (USA Gym), na segunda-feira (5), durante a prova, como uma ação não permitida. Segundo o documento, a revisão teria que ser pedida até um minuto após a divulgação da nota de Jordan Chiles. O tempo teria sido extrapolado pelos Estados Unidos.
Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700).
Leia o comunicado na íntegra:
“Com um olho rimos, com outro choramos. Na sequência das submissões apresentadas ao CAS pela FRG e COSR, o Tribunal Arbitral do Desporto decidiu que a medalha de bronze deveria ir para Ana Maria Bărbosu.
Federação Romena de Ginástica, representada pelo escritório de advocacia especializado em direito desportivo, Gherdan si Asociatii SCA, através do advogado coordenador Sabin Gherdan e dos advogados Călina Tejan e Raul Ștefan Celmare, após um esforço coletivo de cinco dias e quatro noites, comunica o dispositivos da reunião TAS no caso:
FRG, Bărbosu, vs. Federação Internacional de Ginástica:
1. O pedido registrado por Ana Maria Bărbosu é parcialmente admitido.
2.O recurso interposto por Jordan Chiles foi interposto fora do prazo de 1 minuto previsto no art. 8.5 do Regulamento Técnico da FIG e é considerado sem efeito.
3.A pontuação original de 13.666 atribuída ao atleta Jordan Chiles na final é restabelecida.
4.A Federação Internacional de Ginástica determinará a classificação da final e concederá as medalhas de acordo com a decisão acima.
5. Outras solicitações são rejeitadas
Alemanha, Voinea, vs. Federação Internacional de Ginástica:
1. É indeferido o pedido registado pela FRG e Sabrina Maneca Voinea.
Com esta decisão, Ana Maria Bărbosu obtém a medalha de bronze enquanto Sabrina Maneca Voinea termina a competição na 4ª posição.
Parabéns às nossas duas ginastas pelo resultado especial obtido nos Jogos Olímpicos de Paris!”, disse o advogado Sabin Gherdan.”
Após a notícia, nas redes sociais, a americana Jordan Chiles revelou que irá se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental. A USA Gym também se pronunciou. No comunicado, a Federação lamentou a decisão do CAS.
“Estamos devastados pela decisão do Tribunal Arbitral do Esporte sobre os exercícios de solo femininos. O inquérito sobre o Valor de Dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi arquivado de boa-fé e, acreditamos, de acordo com as regras da FIG para garantir uma pontuação precisa.
Ao longo do processo de apelação, Jordan foi alvo de ataques consistentes, totalmente infundados e extremamente dolorosos nas mídias sociais. Nenhum atleta deve ser sujeito a tal tratamento. Condenamos os ataques e aqueles que os envolvem, apoiam ou instigam. Elogiamos Jordan por se comportar com integridade dentro e fora do piso de competição, e continuamos a apoiá-la”, escreveram.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________